Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
Após a derrubada do czar os comunistas tomaram o poder na Rússia.
Em 1917, o mundo conheceu uma nova forma de governo que mudaria a cara da política e suas relações: o socialismo. Em 1905, a Rússia vivia uma de suas piores crises, tanto econômica quanto social. Faltava emprego, moradia, alimentação e, para piorar, o frio castigava a população. Uma parte desta, inconformada, resolveu protestar. Cantando um hino de adoração ao Czar, marcharam pacificamente até a porta do palácio de Inverno do Czar Nicolau II em São Petersburgo. Foram recebidos a tiros. Tal episódio ficou conhecido como o Domingo Sangrento e serviu para desencadear uma grande onda de protestos a favor da queda imperial.
Em 1917, uma organização contra o czarismo, conhecida por “sovietes”, tomou o poder. Este grupo era formado por bolcheviques (vermelhos) e mencheviques (brancos). Ficou decidido que os mencheviques assumiriam a direção, mas, por questões ideológicas, perderam o comando. Liderados por Vladimir Lênin e coordenados por Josef Stálin e Leon Trótsky, os bolcheviques tomaram o poder.
A revolução transformava a Rússia. Empregos foram gerados, empresas particulares estatizadas e a renda distribuída de forma satisfatória. Lênin criou as fazendas comunitárias, onde a população tirava seu sustento em troca de mão de obra. Mas, poucos meses depois, Lênin adoeceu e morreu. O comando do partido comunista foi disputado entre Stálin e Trótsky. Stálin defendia uma forma de governo mais dura, com pouca participação da população nas decisões políticas e muito trabalho. Trótsky era adepto do equilíbrio nas decisões. Defendia uma revolução permanente, disseminando a política socialista mundo afora, enquanto Stálin propunha o desenvolvimento do socialismo num só país para, depois de consolidado, disseminá-lo. Por divergências ideológicas, Stálin organizou uma frente de oposição a Trótsky, tomou o poder e ordenou sua expulsão da Rússia. Trótsky se exilou no México, de onde enviava textos discordando da forma de governo ditatorial vigente na Rússia. A mando de Stálin, foi assassinado.
A Rússia, aos poucos, ia se reerguendo, mas viveu sob as égides de um governo cruel, ditatorial e persecutório. Milhares morreram, outros milhares abandonaram o país. A Revolução Russa mudou todo o contexto político mundial. Anos mais tarde, a Rússia se tornou uma grande potência, disputando a hegemonia bélica e tecnológica com os Estados Unidos.
www.alunosonline.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário