Esse é o blog do Professor de Matemática Carlos Barroso. Trabalho no Colégio Estadual Dinah Gonçalves . Valéria-Salvador-Bahia .Inscreva-se Já no meu canal www.youtube.com/accbarroso1 e receba as videoaulas de Matemática.
quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
Interação Gênica e Herança Quantitativa - Exercícios resolvidos
Informações para as questões 1 e 2
Em galinhas, o tipo de crista é um caso de interação gênica em que temos:
GENÓTIPOS
FENÓTIPOS
R-ee
Rosa
rrE-
Ervilha
R-E-
Noz
rree
Simples
01. Em 80 descendentes, qual será o esperado para o seguinte cruzamento: Rree X rrEe?
RESOLUÇÃO: 20 noz; 20 rosa; 20 ervilha; 20 simples
02. Um galo de crista noz, cruzado com uma galinha crista rosa, produziu a seguinte geração: 3/8 noz, 3/8 rosa, 1/ 8 ervilha e 1/8 simples. Quais os genótipos dos pais?
RESOLUÇÃO: RrEe X Rree
03. Na galinhas, um gene C produz plumagem colorida, enquanto o alelo c condiciona plumagem branca. O gene C é inibido na presença do gene I, produzindo-se então plumagem branca.
Uma galinha branca, cruzada com macho colorido número 1, produz 100% de descendentes coloridos.
A mesma galinha, cruzada com um macho número 2, também colorido, produz 50% de descendentes
coloridos e 50% de descendentes brancos. Quais são os genótipos da galinha e dos dois galos?
RESOLUÇÃO: Galinha iicc; macho 2 iiCc
Informação para as questões 4 e 5
Em ratos, a coloração da pelagem é determinada por dois genes, C e A, e seus respectivos recessivos, c e a. O gene c em dose dupla tem efeito epistático, inibindo a ação dos genes produtores de pigmento e determinando a formação de albinos. Neste tipo de herança encontramos os seguintes genótipos e fenótipos, colocando-se entre parênteses o gene que pode ser indiferentemente recessivo ou dominante.
Genótipos Fenótipos
C(c) A(a) ................................... cinzento
C(c) aa ...................................... preto
Cc A(a) .................................... albino
cc aa ......................................... albino
04. Um rato preto, quando cruzado com uma fêmea cinzenta, produziu uma geração na qual foram evidenciadas as seguintes proporções fenotípicas: 3/8 cinzento, 3/8 preto e 2/8 albino. Os genótipos parentais são:
a) Ccaa X CcAa
b) CcAA X ccAa
c) Ccaa X CCAa
d) CcAa X CcAa
e) ccAA X ccAa
Resposta: A
05. Um rato albino, cruzado com uma fêmea preta produziu a seguinte geração: ¼ aguti, ¼ preto e ½ albino. Os genótipos parentais são:
a) ccAa X Ccaa
b) ccAA X Ccaa
c) ccAa X CCaa
d) CcAa X CcAA
e) ccAa X ccAA
Resposta: A
06. Uma mulata, filha de pai branco e mãe negra, casa-se com um homem branco. Quanto à cor da pele, como poderão ser seus filhos?
RESOLUÇÃO: Mulatos médios, mulatos claros e brancos.
07. Um mulato escuro casou-se com uma mulher branca. Quais as probabilidades de esse casal ter um filho mulato claro do sexo masculino?
RESOLUÇÃO: 1/4 ou 25%.
08. Sabendo-se que do casamento entre um mulato médio e uma mulher mulata clara nasceram crianças brancas e mulatas, assinale a alternativa que apresenta a seqüência de genótipos do pai e da mãe respectivamente:
a) AAbb Aabb
b) aaBB aaBb
c) AAbb aaBb
d) AaBb Aabb
e) aaBB Aabb
RESPOSTA: D
09. (CESGRANRIO) Supondo que a cor da pele humana seja condicionada por apenas dois pares de genes autossômicos (A e B) contribuintes, qual a probabilidade de um casal de mulatos, ambos com genótipo AaBb, ter um filho branco?
a) 1/16
b) 4/16
c) 5/16
d) 6/16
e) 8/16
RESPOSTA: A
10. Um casal tem 12 filhos, todos mulatos médios. Provavelmente este casal será constituído por:
a) dois mulatos médios
b) um mulato médio e um negro
c) um branco e um mulato médio
d) um negro e um branco
e) um mulato claro e um escuro
RESPOSTA: D
Determinação do sexo e herança - Exercícios resolvidos
01. Na espécie humana o sexo masculino é denominado heterogamético. Por quê?
RESOLUÇÃO: Porque produz dois tipos de espermatozóides: X e Y.
02. A análise do cariótipo de certa espécie animal revelou a existência de 24 cromossomos nas células somáticas da fêmea, enquanto o macho apresentava sempre 23.
a) Que tipo de determinação do sexo ocorre em tal espécie?
b) Quais as fórmulas cromossômicas?
RESOLUÇÃO: a) Tipo XO.
b) Macho = 23, X; fêmea = 24, XX.
03. (FUND. CARLOS CHAGAS) Qual o número de autossomos existentes em um óvulo de um animal que tem 14 pares de cromossomos?
a) 28
b) 26
c) 14
d) 13
e) 1
Resposta: D
04. (PUC) O sexo feminino, quanto aos cromossomos sexuais, é chamado:
a) homogamético
b) heterogamético
c) diplóide
d) haplóide
e) genoma
Resposta: A
05. O corpúsculo de Barr, também chamado de cromatina sexual, é encontrado:
a) nas células sexuais do homem;
b) nas células sexuais da mulher;
c) ligado ao nucléolo nas células somáticas da mulher;
d) junto à membrana nuclear nas células somáticas da mulher.
e) junto à membrana plasmática nas células somáticas da mulher.
Resposta: D
06. (FUVEST) Em uma certa espécie de abelha, as células somáticas das fêmeas apresentam 32 cromossomos, enquanto as dos machos apresentam 16 cromossomos. Explique a origem das fêmeas e dos machos com esse número de cromossomos.
RESOLUÇÃO: As fêmeas (2n = 32) originam-se de ovos; já os machos (n = 16) evoluem a partir de óvulos.
07. Em drosófila, segundo a teoria do "balanço gênico", qual é o sexo esperado de cada uma das seguintes combinações de autossomos (A) e de heterocrossomossomos?
a) 3A, 2X
b) 3A, XY
c) 2A, 3X
d) 2A, 2XY
e) 2A, XY
f) 2A, 2X
RESOLUÇÃO: a) Intersexuado
b) Supermacho
c) Superfêmea
d) Fêmea excepcional
e) Macho normal
f) Fêmea normal
08. As abelhas constituem exemplo de himenópteros sociais, cujas fêmeas monogaméticas põem, em "células" distintas dos favos, ovos não-fecundados (óvulos). Estes últimos:
a) são estéreis, não se desenvolvendo;
b) desenvolvem-se em larvas estéreis, origem das operárias;
c) possuem o cromossomo sexual;
d) desenvolvem-se, por partenogênese, nos machos (zangões);
e) dão origem às rainhas haplóides, novamente monogaméticas.
RESPOSTA: D
09. Indivíduos que formam um mosaico de caracteres sexuais masculinos e femininos, com equipamento cromossômico de ambos os sexos em áreas distintas do corpo, são:
a) pseudo-hermafroditas
b) ginandromorfos
c) assexuados
d) hermafroditas
e) partenogenéticos
RESPOSTA: B
10. Em drosófila, a relação entre o número de cromossomos X e o número de lotes de autossomos (A) é denominada "índice sexual" e determina o fenótipo sexual. Calcule o fenômeno sexual dos seguintes indivíduos:
I. AAXY
II. AAAXX
III. AAXXX
IV. AAAXY
V. AAAXXX
Assinale a alternativa correta:
Superfêmea Intersexo Macho Supermacho Fêmea Triplóide
a) I III II V IV
b) I II II IV V
c) III II I IV V
d) V II III I IV
e) V II I IV III
RESPOSTA: D
Engenharia Genética - Exercícios resolvidos
01. a) Quais são as duas enzimas usadas na obtenção do DNA recombinante?
b) Como atuam nesse processo?
RESOLUÇÃO: a) Enzimas de restrição, usadas para cortar o DNA em segmentos.
b) DNA – ligase, enzima que une segmentos de DNAs diferentes formando o DNAr em bactérias.
02. O que é clonagem molecular?
RESOLUÇÃO: É a replicação do DNAr em bactérias.
03. (FUVEST) Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem:
a) a passagem de DNA através da membrana celular;
b) inibir a síntese de RNA a partir de DNA;
c) inibir a síntese de DNA a partir de RNA;
d) cortar DNA onde ocorrem seqüências específicas de bases;
e) modificar seqüências de bases do DNA.
Resposta: D
04. As enzimas de restrição são sintetizadas:
a) apenas pelas bactérias;
b) apenas pelos vírus;
c) por vírus e bactérias;
d) por todas as células procarióticas;
e) por qualquer tipo de célula.
Resposta: A
05. (FATEC) A Engenharia Genética consiste numa técnica de manipular genes, que permite, entre outras coisas, a fabricação de produtos farmacêuticos em bactérias transformadas pela tecnologia do DNA recombinante. Assim, já é possível introduzir em bactérias o gene humano que codifica insulina, as quais passam a fabricar sistematicamente essa substância. Isto só é possível porque:
a) o cromossomo bacteriano é totalmente substituído pelo DNA recombinante;
b) as bactérias são seres eucariontes;
c) os ribossomos bacterianos podem incorporar o gene humano que codifica insulina, passando-o para as futuras linhagens;
d) as bactérias possuem pequenas moléculas de DNA circulares (plasmídeos), nas quais podem ser incorporados genes estranhos a elas, experimentalmente;
e) as bactérias são seres muito simples, constituídos por um único tipo de ácido nucléico (DNA).
Resposta: D
06. O que são organismos transgênicos?
RESOLUÇÃO: São organismos que apresentam genes de outros organismos, artificialmente introduzidos no seu genoma.
07. Para que serve a luciferase?
RESOLUÇÃO: Serve para provocar o fenômeno da bioluminescência, isto é, produção de luz por seres vivos.
08. (MACKENZIE) Atualmente deixou de ser novidade a criação de plantas transgênicas, capazes de produzir hemoglobina.
Para que isso seja possível, essas plantas recebem:
a) o fragmento de DNA, cuja seqüência de nucleotídeos determina a seqüência de aminoácidos da hemoglobina;
b) o RNAm que carrega os aminoácidos usados na síntese de hemoglobina;
c) somente os aminoácidos usados nessa proteína;
d) os anticódons que determinam a seqüência de aminoácidos nessa proteína;
e) os ribossomos utilizados na produção dessa proteína.
RESPOSTA: A
09. A clonagem molecular é:
a) a técnica que emprega bactérias como multiplicadores de um fragmento de DNA;
b) o mecanismo para se obter resistência a antibióticos;
c) a fabricação de produtos farmacêuticos;
d) o processo utilizado para cortar o DNA;
e) a enzima utilizada na Geneterapia.
RESPOSTA: A
10. Os avanços de Engenharia Genética permitem que um ser vivo forneça genes a outro de espécie diferente, sem alterar as principais características que os diferenciam. O seu que recebe o gene é denominado:
a) clone
b) parasitado
c) mutante
d) transgênico
e) mutagênico
RESPOSTA: D
Equilíbrio Genético - Exercícios resolvidos
01. Em uma seqüência geneticamente equilibrada, a freqüência de indivíduos de olhos azuis (caráter recessivo) é de 9%. Determine:
a) a freqüência dos alelos A e a;
b) a freqüência de indivíduos com olhos castanhos homozigotos (AA) e heterozigotos (Aa).
RESOLUÇÃO: a) AB, Ab, aB e ab
b) Ab e aB
02. Em uma população, a freqüência do gene r, que em homozigose determina indivíduos Rh negativos, é 0,4.
a) Calcule a porcentagem esperada de indivíduos Rh negativos nessa população.
b) Qual é a porcentagem esperada de indivíduos Rh positivos nessa população? Qual a porcentagem de homozigotos para essa característica? Qual a de heterozigotos?
RESOLUÇÃO: a) AaBb; Aabb; aaBb; aabb
b) AB / ab e ab / ab
03. (PUC) Suponha que, em uma população fechada, em que os cruzamentos se dão ao acaso, a freqüência de um gene recessivo seja de 0,50. Qual será a provável freqüência do mesmo gene após duas gerações?
a) 1,00
b) 0,75
c) 0,50
d) 0,25
e) zero
Resposta: A
04. (FATEC) Numa população infinitamente grande, em que os cruzamentos ocorrem ao acaso, a freqüência do alelo recessivo autossômico é de 0,6. A freqüência dos indivíduos heterozigotos (Aa) para esse gene, nesta população, é de:
a) 0,60
b) 0,12
c) 0,36
d) 0,48
e) 0,72
Resposta: C
05. Certa população apresenta as seguintes freqüências para os genes que determinam os grupos sangüíneos do sistema ABO:
IA = 30% IB = 10% i = 60%
O genótipo mais freqüente nessa população é:
a) IAIA
b) IBIB
c) IAi
d) IBi
e) IAIB
Resposta: D
06. (MACKENZIE) Admitindo-se que, numa população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, as freqüências dos genes que condicionaram o tipo de sangue sejam: IA = 40%; IB = 40%; r = 20%, a probabilidade de nascerem crianças com sangue tipo AB-Rh positivo heterozigotas é:
a) 10,24%
b) 0,16%
c) 0,32%
d) 1,28%
e) 75%
RESPOSTA: A
07. (FUND. Carlos Chagas) Verificou-se que, e, certa população, 0,001% dos homens apresenta daltonismo, caráter recessivo determinado por um gene ligado ao sexo. A freqüência desse gene na população é:
a) 1%
b) 0,1%
c) 0,001%
d) 10%
e) 0%
RESPOSTA: C
08. Considere os casos de herança numerados abaixo:
I. Alelos múltiplos.
II. Herança de características determinadas por um par de genes.
III. Herança ligada ao sexo.
As fórmulas p + q = 1 e (p x q)2 = 1 permitem calcular, respectivamente, a freqüência dos genes envolvidos
e a freqüência dos indivíduos que exibem características contrastantes apenas em:
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III
RESPOSTA: B
09. Assinale a alternativa cujos fatores modificam as populações mendelianas (mudanças na freqüência genética):
a) seleção, mutação, migração e isolamento;
b) seleção, mortalidade, natalidade e isolamento;
c) seleção, mutação, natalidade e isolamento;
d) mutação, migração, mortalidade e natalidade;
e) natalidade, migração, mortalidade e seleção.
RESPOSTA: A
10. As freqüências gênicas permanecem constantes nas populações de acordo com o equilíbrio de Hardy-Weinberg e dentro de certos critérios. Quantos, dos critérios citados abaixo, prejudicam o equilíbrio?
- Consangüinidade muito freqüente
- Migrações
- Oscilação gênica
- Mutações
a) 4
b) 3
c) 2
d) 1
e) nenhum
RESPOSTA: A
Genética Molecular - Exercícios resolvidos
01. De que maneira os genes determinam o fenótipo de um organismo?
RESOLUÇÃO: Através de síntese de proteínas que, produzindo estruturas celulares ou funcionando como enzimas,
determinam as características de um organismo.
02. Defina os seguintes termos, usados em genética molecular:
a) cistron
b) códon
RESOLUÇÃO: a) Cistron ou gene é o segmento de DNA que, através das bases nitrogenadas, codifica a seqüência de
aminoácidos de uma proteína.
b) É a seqüência de três bases que codificam um código.
03. Considere um segmento de molécula de DNA com a seguinte seqüência de bases: AAT – CAA – AGA – TTT – CCG.
Quantos aminoácidos poderá ter, no máximo, uma molécula de proteína formada pelo segmento considerado?
a) 15
b) 10
c) 5
d) 3
e) 1
Resposta: C
04. Analise as alternativas abaixo, relacionadas com o código genético:
I. Um mesmo códon pode codificar mais de um aminoácido.
II. Um aminoácido pode ser codificado por diferentes códons.
III. O código usado na espécie humana é o mesmo dos vírus.
Estão corretas:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) Apenas II
e) I, II e III
Resposta: C
05. Uma proteína é constituída por 350 aminoácidos. Quantos nucleotídeos apresenta a cadeia do ADN que codificou tal proteína?
a) 150
b) 350
c) 450
d) 700
e) 1 050
Resposta: E
06. (FUVEST) Qual o papel do RNA mensageiro e do RNA transportador na síntese de proteínas?
RESOLUÇÃO: RNA-m leva a mensagem genética ao ribossomo.
RNA-t transporta aminoácidos para os ribossomos.
07. Uma célula terminou de sintetizar uma enzima constituída por uma cadeia de 56 aminoácidos. Quantas moléculas de RNA-m e de RNA-t foram usadas na biossíntese?
RESOLUÇÃO: Uma molécula de RNA-m e 56 moléculas de RNA-t.
08. Em relação à síntese protéica é errado afirmar que:
a) Uma das fitas do DNA é transcrita, formando-se uma molécula de RNA mensageiro.
b) A tradução da fita do RNA mensageiro é feita nos ribossomos.
c) Os ribossomos originam-se do nucléolo.
d) Cada RNA mensageiro codifica uma cadeia polipeptídica.
e) Cada RNA de transferência possui um anticódon específico, que se prende ao aminoácido que irá transportar até o ribossomo.
RESPOSTA: E
09. (UF - Sergipe) A seleção de cada aminoácido que entra na composição de cadeia polipeptídica é determinada por uma seqüência de:
a) 2 nucleotídeos do DNA;
b) 2 nucleotídeos do RNA;
c) 3 nucleotídeos do RNA;
d) 3 desoxirriboses do DNA;
e) 3 riboses do RNA mensageiro.
RESPOSTA: C
10. Considerando o seguinte esquema:
as etapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente, os processos de:
a) replicação, transcrição e tradução;
b) replicação, tradução e transcrição;
c) transcrição, replicação e tradução;
d) transcrição, tradução e replicação;
e) tradução, replicação e transcrição.
RESPOSTA: A
Mendelismo - Exercícios resolvidos
01. O que são genes?
RESOLUÇÃO: Genes são segmentos da molécula de DNA, localizados nos cromossomos, estruturas intranucleares.
02. Explique a relação existente entre genótipo e fenótipo.
RESOLUÇÃO: Genótipo é a constituição genética do indivíduo.
Fenótipo é qualquer aspecto de um organismo resultante da interação do genótipo com o meio ambiente.
03. O termo genótipo refere-se ao:
a) conjunto de todos os caracteres de um organismo;
b) conjunto de caracteres externos de um organismo;
c) conjunto de caracteres internos de um organismo;
d) conjunto de cromossomos de um organismo;
e) conjunto de genes de um organismo.
RESPOSTA: E
04. O fenótipo de um indivíduo é:
a) herdado dos pais;
b) independente do genótipo;
c) independente do ambiente;
d) o resultado da interação do genótipo com o ambiente;
e) o conjunto de cromossomos.
RESPOSTA: D
05. No milho, um gene produz grãos vermelhos se a espiga for exposta à luz, mas, se as espigas ficarem cobertas, os grãos permanecem brancos. O fenômeno descrito ilustra:
a) a atuação do meio das mutações;
b) o processo da seleção natural;
c) a influência do ambiente na alteração do genótipo;
d) a interação do genótipo com o meio ambiente;
e) a transmissão dos caracteres adquiridos.
RESPOSTA: D
06. Nas ervilhas, a cor vermelha da flor é condicionada por um gene dominante B e a cor branca, pelo seu alelo recessivo b. Que tipos de gametas produzem as plantas BB, bb e Bb?
RESOLUÇÃO: Genótipos - Gametas
BB ; B
bb ; b
Bb ; B eb
07. Nas cobaias, o gene B para pelagem preta é dominante sobre b, que condiciona pelagem branca. Duas cobaias pretas heterozigotas são cruzadas. Calcule:
a) a proporção genotípica;
b) a proporção fenotípica.
RESOLUÇÃO: a) 1/4 BB; 1/2 Bb; 1/4 bb
b) 3/4 pretas; 1/4 brancas
08. Que porcentagem dos espermatozóides de um macho Aa conterá o gene recessivo?
a) 25%
b) 30%
c) 50%
d) 75%
e) 100%
RESPOSTA: C
09. A pelagem das cobaias pode ser arrepiada ou lisa, dependendo da presença do gene dominante L e do gene recessivo l. O resultado do cruzamento entre um macho liso com uma fêmea arrepiada heterozigota é:
a) 50% lisos e 50% arrepiados heterozigotos;
b) 50% arrepiados e 50% lisos heterozigotos;
c) 100% arrepiados;
d) 100% lisos;
e) 25% arrepiados, 25% lisos e 50% arrepiados heterozigotos.
RESPOSTA: A
10. Em uma raça bovina, animais mochos (M) são dominantes a animais com cornos (m). Um touro mocho foi cruzado com duas vacas. Com a vaca I, que tem cornos, produziu um bezerro mocho. Com a vaca II, que é mocha, produziu um bezerro com cornos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os genótipos dos animais citados:
TOURO VACA I VACA II
a) Mm mm Mm
b) Mm Mm Mm
c) MM mm Mm
d) MM Mm MM
e) Mm mm MM
RESPOSTA: A
Mutações - Exercícios resolvidos
01. Por que a mutação é um dos mais importantes fatores evolutivos?
RESOLUÇÃO: Porque provoca variações necessárias às modificações das espécies.
02. Quais são os fenômenos biológicos responsáveis pela formação de organismos adultos haplóides? Dê exemplos.
RESOLUÇÃO: Meiose inicial (algas e fungos) e partenogênese (abelhas).
03. O gênero vegetal Spartina é composto de várias espécies que apresentam o seguinte número de cromossomos em suas células meristemáticas:
I. S. stricta – 56
II. S. alterniflora – 70
III. S. townsendii – 126
A espécie S. townsendii é, provavelmente:
a) um poliplóide de I;
b) um aneuplóide de II;
c) descendente de espécie diferente de I e II;
d) apenas um gíbrido de I e II;
e) um híbrido poliplóide de I e II.
RESPOSTA:E
04. A aveia abissínia (Avena abyssinica) é um tetraplóide com 28 cromossomos. A aveia comumente cultivada (Avena sativa) é um hexaplóide desta mesma série. Daí concluímos que na aveia comum o número cromossômico é igual a:
a) 14
b) 21
c) 28
d) 35
e) 42
RESPOSTA:E
05. Uma espécie de planta A (2n = 10) foi cruzada com uma outra espécie B (2n = 14), originando um híbrido C. Apenas alguns grãos de pólen não-reduzidos foram produzidos pelo híbrido, sendo usados para fertilizar óvulos da espécie. O último cruzamento produziu plantas com:
a) 10 cromossomos
b) 14 cromossomos
c) 19 cromossomos
d) 24 cromossomos
e) 32 cromossomos
RESPOSTA: C
06. Qual a origem dos organismos aneuplóides?
RESOLUÇÃO: Gametas anômalos devido à não-disjunção na meiose.
07. O daltonismo tem herança ligada ao X. Um indivíduo anormal, com cariótipo 47, XXY, era daltônico. Seus genitores tinham visão normal para cores.
a) Qual genitor formou o gameta com 24 cromossomos? Explique.
b) O erro correu na primeira ou na segunda divisão da meiose? Explique.
RESOLUÇÃO: a) A mãe, portadora do gene para daltonismo (d) situado no cromossomo X.
b) Ocorreu na segunda divisão.
08. A célula cujo núcleo está representado abaixo, é:
a) aneuplóide
b) haplóide
c) diplóide
d) triplóide
e) tetraplóide
RESPOSTA: A
09. Uma aneuploidia freqüente na espécie humana é a síndrome de Down, também chamada de mongolismo, que se caracteriza pela:
a) não-disjunção de cromossomos sexuais durante a gametogênese;
b) ausência de um cromossomo sexual;
c) trissomia do cromossomo 21;
d) monossomia do cromossomo 21;
e) trissomia de um cromossomo sexual.
RESPOSTA: C
10. (UF - Ceará) Qual das seguintes síndromes humanas é devida a uma monossomia?
a) Síndrome de Down
b) Síndrome de Turner
c) Síndrome de Klinefelter
d) Síndrome de Kernicterus
e) Síndrome da imunodeficiência adquirida.
RESPOSTA: B
Polialelia - Imunologia - Exercícios resolvidos
Considere os dados abaixo para responder as questões 1 e 2
No coelho doméstico, os genes para a cor da pelagem evidenciam a relação de dominância C>cch>ch>ca, bem como as seguintes relações genótipo/fenótipo:
C ® pelagem normal (aguti)
cch ® pelagem toda cinza-claro (chinchila)
ch ® pelagem branca e coloração nas pontas das orelhas, focinho, patas e cauda (himalaia)
ca ® pelagem Albina (sem pigmentação)
01. Uma caixa de coelhos continha uma fêmea himalaia , um macho albino e um macho chinchila. A fêmea teve oito descendentes: dois himalaias, quatro chinchilas e dois albinos. Qual o coelho foi o pai e quais eram os genótipos da fêmea, do macho e de seus descendentes?
RESOLUÇÃO: Pai chinchila de genótipo cch ca
Fêmea ch ca e descendentes: cch ch, cch ca, ch ca e ca ca.
02. O cruzamento de um coelho chinchila com um outro himalaia produziu descendentes da seguinte proporção: ¼ chinchila, ½ himalaia e ¼ albino. Quais são os genótipos parentais?
RESOLUÇÃO: Cch ca e ch ca
03. Uma planta apresenta três fenótipos diferentes quanto à cor de suas flores: brancas, azuis e amarelas. Realizando-se cruzamentos dirigidos, a partir de plantas puras, os resultados na F1 e na F2 foram:
P
brancas X amarelas
brancas X azuis
amarelas X azuis
F1
100% amarelas
100% azuis
100% azuis
F2
25% brancas e 75% amarelas
25% brancas e 75% azuis
25% amarelas e 75% azuis
Qual deve ser a relação de dominância?
a) amarelas > azuis > brancas
b) amarelas > brancas > azuis
c) azuis > brancas > amarelas
d) azuis > amarelas > brancas
e) brancas > amarelas > azuis
RESPOSTA: D
04. (FUVEST) Suponha que numa certa população exista um caráter relacionado com uma série de cinco alelos (alelos múltiplos). Nessa população, o número de genótipos possíveis, relacionados ao caráter em questão, será igual a:
a) 5
b) 10
c) 12
d) 14
e) 15
RESPOSTA: E
05. Numa série de alelos múltiplos, onde existem quatro alelos:
a) os quatro alelos podem estar presentes num gameta;
b) os quatro alelos podem estar presentes num indivíduo normal;
c) apenas dois alelos podem estar presentes num gameta;
d) apenas dois alelos podem estar presentes num indivíduo normal;
e) o número de alelos presentes num indivíduo normal pode variar de um a quatro.
RESPOSTA: D
06. (FUVEST) Uma criança sofreu um ferimento profundo e tomou soro antitetânico. Por que recebeu soro e não vacina? Qual a diferença entre soro e vacina?
RESOLUÇÃO: Porque a vacina é uma medida profilática, enquanto que o soro é uma medida curativa.
Soro contém anticorpos; vacina apresenta antígenos.
07. (FUVEST) Se quisermos provocar uma imunização específica e duradoura em uma pessoa, em relação a um determinado antígeno, qual dos dois procedimentos abaixo é o mais adequado?
a) Injeção do próprio antígeno do indivíduo a ser imunizado.
b) Injeção de soro sangüíneo de um animal previamente inoculado com o antígeno.
Justifique sua RESOLUÇÃO.
RESOLUÇÃO: Injeção do antígeno que constitui vacinação, processo específico e duradouro.
08. Nos acidentes com picadas de cobra, o ideal é ver ou matar a cobra, para poder identificá-la. Este procedimento é importante, porque, se a cobra em questão for a cascavel, deve-se administrar à vítima o soro:
a) polivalente
b) anticrotálico
c) antibotrópico
d) antielapídico
e) misto
RESPOSTA: B
09. Extraiu-se sangue de uma criança que havia sofrido caxumba, mas que já se encontrava restabelecida. Observou-se que em seu sangue havia certas proteínas capazes de inativar os vírus causadores dessa doença. Estas proteínas foram então adicionadas a um extrato de vírus da gripe, mas este não foram inativados.
Pergunta 1: No texto, o que você identificaria como anticorpo?
Resposta 1: Certas proteínas capazes de inativar os vírus causadores da caxumba.
Pergunta 2: No texto, o que você identificaria como antígeno?
Resposta 2: Vírus da caxumba.
Pergunta 3: Por que os vírus da gripe não foram inativados pelas proteínas da criança?
Resposta 3: Porque são específicos para caxumba.
Que perguntas, das numeradas de 1 a 3, estão respondidas corretamente?
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) apenas I e II
e) todas
RESPOSTA: D
10. Um paciente, quando picado por uma cobra venenosa, cuja espécie seja corretamente identificada, deve receber:
a) antibiótico de amplo espectro, que elimina qualquer tipo de bactéria;
b) soro bacteriolítico, que produz a degradação do antígeno com que foi preparado;
c) vacina específica que neutralize os vírus inoculados;
d) soro específico, que age eficazmente sobre o antígeno conhecido;
e) soro polivalente, que elimina ampla gama de antígenos.
RESPOSTA: D
Origem da Vida - Evolução - Exercícios resolvidos
01. De acordo com a hipótese heterotrófica da origem da vida, qual seria a composição química da Terra primitiva?
RESOLUÇÃO: Vapor de água, metano, amônia e hidrogênio.
02. Qual foi a hipótese básica das experiências de Sidney Fox em relação à origem da vida?
RESOLUÇÃO: Aminoácidos aquecidos produzem protenóides.
03. “Um pesquisador cortou as cauda de camundongos e cruzou estes animais entre si. Quando os filhotes nasceram, o pesquisador cortou-lhes as caudas e novamente cruzou-os entre si. Continuou a experiência por 20 gerações e na 21ª geração os camundongos apresentavam caudas tão longas quanto as da primeira.”
Este experimento demonstrou que:
a) A hipótese de Lamarck sobre a herança dos caracteres adquiridos está correta.
b) Os caracteres adquiridos não são transmitidos à descendência.
c) A teoria mendeliana está errada.
d) Não existe evolução, pois os ratos não se modificam.
e) Este experimento não pode ter dado esse resultado, pois já a partir da 2ª geração os ratos nasceriam sem cauda.
RESPOSTA: B
04. Sobre a teoria de Darwin, pode-se considerar que, para que ela fosse completa:
a) teria de explicar como as características adquiridas são transmitidas;
b) não poderia considerar que todos os animais da Ordem Primata, incluindo a espécie humana, tivessem uma origem
comum;
c) deveria mencionar o fato de que a evolução tem como causa exclusiva a mutação;
d) teria de explicar a origem das variações nas espécies;
e) deveria dizer que as variações são impostas pelo meio ambiente.
RESPOSTA: D
05. São princípios aplicados no lamarckismo, exceto:
a) Em uma região, havendo competição, sobreviverá o mais bem adaptado.
b) O desenvolvimento do órgão é proporcional ao uso.
c) Um novo órgão poderá ser formado no organismo quando se cria uma nova necessidade.
d) Um órgão que, com o tempo, tem pouca atividade será extinto.
e) Todas as novas aquisições de um organismo serão transmitidas aos descendentes.
RESPOSTA: A
06. Segundo a moderna teoria sintética da evolução, cite as duas principais fontes da variabilidade genética.
RESOLUÇÃO: 1 - mutação
2 - recombinação genética
07. (FUVEST) Qual é a relação existente entre a mutação genética e a seleção natural na evolução dos organismos?
RESOLUÇÃO: A mutação cria a variação, que é submetida ao processo de seleção natural.
08. (UF - Sergipe) Em qual dos processos abaixo resultam, obrigatoriamente, indivíduos com patrimônios genéticos diferentes?
a) poliembrionia
b) brotamento
c) fissão transversal
d) ovulação múltipla
e) regeneração de partes perdidas
RESPOSTA: D
09. Os principais fatores evolutivos que constituem a teoria sintética da evolução ou neodarwinismo são:
a) fluxo gênico, oscilação genética e seleção natural;
b) mutação, recombinação gênica e oscilação genética;
c) recombinação gênica, mutação e fluxo gênico;
d) seleção natural, recombinação gênica e mutação;
e) oscilação genética, fluxo gênico e recombinação gênica.
RESPOSTA: D
10. O processo de especiação inicia-se quando:
a) ocorre a troca de genes entre duas espécies, antes isoladas geograficamente;
b) ocorre a troca de genes entre duas populações, antes isoladas geograficamente;
c) a troca de genes entre duas espécies torna-se restrita devido, geralmente, a um isolamento geográfico;
d) a troca de genes entre duas espécies torna-se restrita devido, geralmente, à segregação independente;
e) ocorre a troca de genes entre duas espécies, independentemente do isolamento geográfico.
RESPOSTA: C
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