quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Cerrado

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
       

Cerrado

Alunos Online




Ipê, uma árvore do cerrado.
O cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, sendo encontrado nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e no Distrito Federal. Também ocorre no Paraguai e Bolívia, sendo chamado de chaco.

Tal bioma possui uma grande biodiversidade. A vegetação é semelhante à da savana, com árvores de trocos retorcidos e cobertos com uma casca grossa. As folhas dessas árvores normalmente são grandes e rígidas. Suas raízes são profundas, visto que precisam absorver a água dos lençóis freáticos nos períodos da seca. O solo do cerrado é pobre em nutrientes e rico em ferro e alumínio.

O clima predominante nesse bioma é o tropical sazonal, apresentando temperaturas médias de 25ºC. As máximas temperaturas podem chegar a 40ºC e as mínimas, a 10ºC. Os meses mais chuvosos são os de março e outubro.
O cerrado possui uma grande diversidade biológica. Sua vegetação é composta por gramíneas, ciperáceas, arbustos, etc., como o Ipê, Pata-de-vaca, Gameleira, Embaúba, etc. São conhecidas cerca de 1500 espécies de animais do cerrado, formando o segundo maior conjunto animal do planeta. Alguns exemplos de espécies do cerrado: lobo-guará, tamanduá-bandeira, tatu-bola, ariranha, etc.

Mesmo abrigando uma riquíssima biodiversidade, vários fatores, principalmente o avanço das atividades agrícolas e da pecuária, tem degradado o cerrado gradativamente. Entre os biomas brasileiros, o cerrado é considerado o que mais sofreu alterações até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário