DEFINIÇÃO
Chamamos de Espelhos Esféricos toda superfície refletora com a forma de uma calota esférica. Temos dois tipos de espelhos esféricos: Côncavo e Convexo.
ESPELHO ESFÉRICO CÔNCAVO é aquele espelho cuja face interna da calota é refletora de luz.
ESPELHO ESFÉRICO CONVEXO é aquele espelho cuja face externa da calota é refletora de luz
PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UM ESPELHO ESFÉRICO
CONDIÇÕES DE NITIDEZ DE GAUSS
O espelho deve ter pequeno ângulo de abertura ( a < 10o )RAIOS PARTICULARES
Os raios incidentes devem ser próximos ao eixo principal.
Os raios incidentes devem ser pouco inclinados em relação ao eixo principal.
I ) Se um raio de luz incidir paralelamente ao eixo principal, o raio refletido passa pelo foco principal.
II ) Se um raio de luz incidir passando pelo centro de curvatura, o raio é refletido passando sobre si mesmo.
III ) Se um raio de luz incidir no vértice do espelho, o raio refletido é simétrico em relação ao eixo principal.
CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA DE IMAGENS
As imagens fornecidas por um espelho esférico podem ser obtidas utilizando-se dois dos três raios particulares.
A) ESPELHO ESFÉRICO CÔNCAVO
1o Caso: Objeto extenso localizado além do centro de curvatura de um espelho esférico côncavo.
2o Caso: Objeto extenso localizado sobre o centro de curvatura de um espelho esférico côncavo.
3o Caso: Objeto extenso localizado entre o centro de curvatura e o ponto focal ( F ) de um espelho esférico côncavo.
4o Caso: Objeto extenso localizado sobre o ponto focal ( F ) de um espelho esférico côncavo.
5o Caso: Objeto extenso localizado entre o ponto focal ( F ) e o vértice de um espelho esférico côncavo.
B) ESPELHO ESFÉRICO CONVEXO Objeto extenso localizado em frente a um espelho esférico convexo.
EQUAÇÃO DE GAUSS E EQUAÇÃO DO AUMENTO LINEAR TRANSVERSAL
f .... distância focal.ATENÇÃO: Considerando sempre o objeto real ( p > 0 ), nestas equações temos:
p .... distância do objeto até o espelho.
p' ... distância da imagem até o espelho.
A ... Aumento linear transversal.
i .... tamanho da imagem.
o .... tamanho do objeto.
Espelho côncavo f > 0 Espelho convexo f < 0 Imagem real p' > 0 Imagem virtual p' < 0 Imagem direita i > 0 Imagem invertida i <>
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