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Fatoração de Polinômios


Colégio estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Fatoração
1º Caso Fator Comum
a) x2+4x =x(x+4)
b) 2x2+4x = 2x(x+2)
c) 5x3+10x2+20x =5x(x2+2x+4)
d) 3x2-6x-9 = 3(x2-2x -3)
e) 12x3+18x2+6 =
f) 6x2-12x =
g) 9x2-18x-27 =
h) 7x2-14x+21 =
i) 42x2-14x+7 =
j) 35x3+42x2+21x-7 =
k) 4x2+6x-8 =
l) 6x2-9x+18 =
m) 12x4-14x3+70x2+18x-8=
n) 10x+12=
o) 25n2+5n=
p) 8x2+4x+12 =
q) 5x2+15x =
r) X2-5x =
s) X2-7x =
t) 4x2-12x =
u) 12x2+16x =
v) 6x2-18x =
w) 7x2-14x =
x) 21x2-42 =
y) 21x2-42 x =
z) 4x+12y+4z=
2º Caso Agrupamento :
a) x2+5x+2x+10 =x(x+5) +2(x+5) =(x+2)(x+5)
b) x3+x2+x+1 =x2(x+1) +1(x+1) = (x2+1)(x+1)
c) 5x+10 +6x+12 =
d) 4x2+8 +6x2+12 =
e) ax+ay+bx+by =
f) xy +2x+4y+8 =
g) 5x-xy+15-3y =
h) 2ax+3a+4bx+6b =
i) ax-2a+x-2 =
j) x3+3x2+2x+6 =
l) xy-x-y+1 =
m) 10x2-15xy-4x+6y =
n) a3-a2+a-1 =
o) x3+x2+x+1 =
p) 2ax-x-6a+3 =
Diferença de Quadrados:
a) x2-9 =(x-3)(x+3)
b) 4x2-25 =(2x+5)(2x-5) =
c) 9x2-16 =
d) 4x2-9 =
e) 16x2-4 =
f) 4x2-1 =
g) 16x2-81 =
h) 81x2-225 =
i) 9x2-144 =
j) A2-b2 =
k) 36-x2 =
l) X2y2-16 =
m) 49y2-1 =
n) 36a2b2-169 =
Trinômio Quadrado perfeito:
a) x2-6x+9 =(x-3)2
b) x2-4x+4 =(x-2)2
c) x2+10x+25 =
d) x2+12x+36 =
e) x2+8x+16 =
f) 16x2+36xy+9y2
g) X2+18x+81 =
h) 4x2-12x+9 =
i) 9x2+6x+1 =
j) X2-2x+1 =
k) X2-20x+100 =
l) X2-32x+256 =
m) X4+2x2+1 =
n) X2+14x+49 =

Comentários

  1. respostaasss de todas as questões por favor !!!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Pra ficar legal tem que colocar as resoluções de cada fatoração.

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  4. Uma dica professor: o senhor deve disponibilizar as respostas das questões para que possamos conferir se as resolvemos corretamente!

    ResponderExcluir
  5. Uma dica professor: o senhor deve disponibilizar as respostas das questões para que possamos conferir se as resolvemos corretamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

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  6. Desculpe pessoal, mas devem saber que o caminho inverso da fatoração é a distributiva, ou seja, distribuam ou desenvolvam que terão a certeza se acertaram ou erraram. Exemplo: 2º Caso agrupamento
    g) 5x - xy + 15 - 3y = (x+3)(5-y), testando/distribuindo: x.5 +x.(-y) + 3.5 +3.(-y) = 5x -xy +15 - 3y exatamente como no enunciado. Para que servem os exercícios se não forem para fazer os alunos pensar? Parabéns Prof. Antonio

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  7. Coloque respostas pois assim teremos certeza que acertamos e se errarmos acharemos nosso erro
    Nao adianta nada fazermos todos esses exercícios e não sabermos se erramos ou acertamos

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