Colégio estadual Dinah Gonçalves
Professor Antonio Carlos Carneiro Barroso
Fatoração
1º Caso Fator Comum
a)      x2+4x =x(x+4)
b)      2x2+4x =  2x(x+2)
c)      5x3+10x2+20x =5x(x2+2x+4)
d)      3x2-6x-9 = 3(x2-2x -3)
e)      12x3+18x2+6 =
f)        6x2-12x =
g)      9x2-18x-27 =
h)      7x2-14x+21 =
i)        42x2-14x+7 = 
j)        35x3+42x2+21x-7 =
k)      4x2+6x-8 = 
l)        6x2-9x+18 =
m)    12x4-14x3+70x2+18x-8=
n)      10x+12=
o)      25n2+5n=
p)      8x2+4x+12 =
q)      5x2+15x =
r)       X2-5x =
s)       X2-7x =
t)        4x2-12x =
u)      12x2+16x =
v)      6x2-18x =
w)    7x2-14x =
x)      21x2-42 =
y)      21x2-42 x =
z)       4x+12y+4z=
2º Caso  Agrupamento :
a) x2+5x+2x+10 =x(x+5) +2(x+5) =(x+2)(x+5)
b) x3+x2+x+1 =x2(x+1) +1(x+1) = (x2+1)(x+1)
c) 5x+10 +6x+12 =
d) 4x2+8 +6x2+12 =
e) ax+ay+bx+by =
f) xy +2x+4y+8 =
g) 5x-xy+15-3y =
h)  2ax+3a+4bx+6b =
i)  ax-2a+x-2 =
j) x3+3x2+2x+6 =
l) xy-x-y+1 =
m) 10x2-15xy-4x+6y =
n) a3-a2+a-1 =
o) x3+x2+x+1 =
p) 2ax-x-6a+3 =
Diferença de Quadrados:
a)      x2-9 =(x-3)(x+3)
b)      4x2-25 =(2x+5)(2x-5) =
c)      9x2-16 =
d)      4x2-9 =
e)      16x2-4 =
f)        4x2-1 =
g)      16x2-81 =
h)      81x2-225 =
i)        9x2-144 =
j)        A2-b2 =
k)      36-x2 =
l)        X2y2-16 =
m)    49y2-1 =
n)      36a2b2-169 =
Trinômio Quadrado perfeito:
a)         x2-6x+9 =(x-3)2  
b)      x2-4x+4 =(x-2)2
c)      x2+10x+25 =
d)      x2+12x+36 =
e)      x2+8x+16 =
f)        16x2+36xy+9y2
g)      X2+18x+81 =
h)      4x2-12x+9 =
i)        9x2+6x+1 =
j)        X2-2x+1 =
k)      X2-20x+100 =
l)        X2-32x+256 =
m)    X4+2x2+1 =
n)      X2+14x+49 =
respostaasss de todas as questões por favor !!!
ResponderExcluirPessimo! N ensina nd!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPra ficar legal tem que colocar as resoluções de cada fatoração.
ResponderExcluirUma dica professor: o senhor deve disponibilizar as respostas das questões para que possamos conferir se as resolvemos corretamente!
ResponderExcluirUma dica professor: o senhor deve disponibilizar as respostas das questões para que possamos conferir se as resolvemos corretamente!
ResponderExcluiruooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Excluiradianta nada...
ResponderExcluirdianta cim kala boka
ExcluirDesculpe pessoal, mas devem saber que o caminho inverso da fatoração é a distributiva, ou seja, distribuam ou desenvolvam que terão a certeza se acertaram ou erraram. Exemplo: 2º Caso agrupamento
ResponderExcluirg) 5x - xy + 15 - 3y = (x+3)(5-y), testando/distribuindo: x.5 +x.(-y) + 3.5 +3.(-y) = 5x -xy +15 - 3y exatamente como no enunciado. Para que servem os exercícios se não forem para fazer os alunos pensar? Parabéns Prof. Antonio
Coloque respostas pois assim teremos certeza que acertamos e se errarmos acharemos nosso erro
ResponderExcluirNao adianta nada fazermos todos esses exercícios e não sabermos se erramos ou acertamos
respostas Mano
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