sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Programa Especial de Formação de professores
Plataforma Freire – PARFOR
Curso: Licenciatura em Matemática
Aluno:  Antônio Carlos Carneiro Barroso
Disciplina: Metodologia do Ensino da Matemática
Prof.ª.: Adelaide Mendonça


RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou e a construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”
Paulo Freire


Salvador
2016
Antônio Carlos Carneiro Barroso







RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV









Relatório apresentando a disciplina de Estágio Supervisionado IV como pré-requisito para obtenção de nota referente ao 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática pela UFBA.
Orientadora: Prof.ª Adelaide Mendonça.










Salvador
2016
SUMÁRIO

1-      APRESENTAÇÃO.
2-      CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.
3-      ESTÁGIO SUPERVISIONADO.  
3.1 CRONOGRAMAS DO ROTEIRO DE AULA.
3.2 PLANOS ANUAL ( 2º BIMESTRES).
3.3 ROTEIROS DE AULA.
3.4 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.
4-      GRÁFICO DE DESEMPENHO.
5-      AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.
6-      AUTO- AVALIAÇÃO.
7-      CONSIDERAÇÕES FINAIS.
8-       ANEXOS.

              



1-      APRESENTAÇÃO

      Este relatório e a apresentação para o estágio supervisionado IV do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Este documento tem como objetivo descrever o processo que foi aplicado neste estágio, levando em consideração os conteúdos que foram aplicados e o que ocorreu no desenvolvimento como prática pedagógica, como uma exposição de resultados na avaliação.
O referido estágio foi aplicado no Colégio Estadual Dinah Gonçalves, situado no Conjunto Engenheiro Antônio Franco, s/n, no Bairro de Valéria em Salvador – Ba, entre os dias 29/04/2016 ao dia 26/07/2016, envolvendo a turma do 1º ano A do turno matutino.
O presente relatório está organizado da seguinte forma:
·         Caracterização da Instituição.
·         Relatório do Estágio Supervisionado IV.
·         Plano de Unidade.
·         Roteiros de aulas por conteúdo.
·         Instrumentos de avaliação.
·         Análise de dados.
·         Exposição de dados coletados em gráficos.
·         Considerações Finais.
·         Anexos



2-      CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
    
   O Colégio Estadual Dinah Gonçalves está localizado no Conjunto Engenheiro Antônio Franco, s/n, Bairro Valéria, situado em Salvador – Ba, envolvendo a turma do 1º ano A, turno matutino.
A escola funciona nos três turnos, possuindo dez salas de aula, uma biblioteca, um laboratório de informática, uma sala de professores, uma secretaria, uma sala de direção, uma sala de vice – direção, um refeitório, uma cozinha, um almoxarifado, banheiros masculinos e femininos e uma guarita.
No turno Matutino temos a maior demanda de alunos, sendo o ensino regular. A escola possui turmas do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. No turno Vespertino, que também possui ensino regular, funcionam também as 10 salas com turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já no turno Noturno o ensino é Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionando as 10 salas.
A escola possui no diurno o Projeto Mais Educação, que possibilita aos alunos reforço de Português e Matemática. E ainda conta com diversas oficinas que ajudam a desenvolver as habilidades e competências dos educandos.



3. ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 




  3.1- CRONOGRAMAS DO ROTEIRO DE AULA

DATAS
CONTEÚDOS

04/05/2016
PRODUTO CARTESIANO/ EXERCÍCIO.


06/05/2016

Produto cartesiano  correção de Exercícios
11/05/2016


Relação Binária
13/05/2016
Domínio, Imagem, e Contradomínio.

18/05/2016
PARFOR

20/05/2016

PARFOR

25/05/2016
Domínio de Função Real

27/05/2016

Feriado

31/05/2016
Função Composta
03/06/2016

Tipos de Função Injetora, Bijetora e subjetiva.
08/06/2016

Revisão
10/06/2016
Avaliação Parcial

15/06/2016
PARFOR

17/06/2016
PARFOR

22/06/2016
Recesso junino
24/06/2016
Recesso junino
29/06/2016
Recesso junino
01/07/2016
Recesso junino
06/07/2016
Função Inversa

08/07/2016
Função Afim
13/07/2016
Estudo de sinal
15/07/2016
Inequação de 1º Grau

20/07/2016
Função Quadrática

22/07/2016
Avaliação Final

27/07/2016
PARFOR.


29/07/2016
PARFOR.




























3.2 – PLANOS ANUAIS


























Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Prof. Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:   A    Turno: Matutino                    
Área do conhecimento: Matemática         Plano de Curso ano 2016     Livro adotado José Ruy Bonjorno editora FTD.
                                                                Período 29/04 a 26/07  IIª Unidade
·       Objetivos gerais: Estabelecer o raciocínio proporcional, observando a variação entre grandezas e estabelecendo relações entre elas bem como o raciocínio estatístico e probabilístico, coletando, organizando e analisando informações.
·       Promover atitude positiva em relação à Matemática, valorizando sua utilidade, sua lógica e sua beleza em cada conceito estudado. A comunicação de ideias matemáticas de diferentes formas: oral, escrita, por tabelas, diagramas, gráficos entre outros.








































Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antônio Carlos Carneiro Barroso
Turno Matutino
Série 1º Ano Básico
Ano
Unidade II
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
 Planejamento
 Anual


Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
Plano cartesiano
Relação Binária
Função
Definições
Domínio e Imagem
Gráficos

Análise de gráficos

•Representar no plano  pares ordenados
Definir uma relação
 Identificar uma função
Identificar e construir gráficos
Identificar seu domínio e imagem
Ser capaz de extrair dados significativos
de um gráfico através de sua análise;

Aula Expositiva
Estudo dirigido
Trabalho em grupo

Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Frequência
 Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios




Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Professor Antônio Carlos  Carneiro  Barroso
Turno Matutino
Série 1º Ano  Básico turma A
Ano 2016
Unidade II
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
 Planejamento
 Anual


Conteúdos
Objetivos
Metodologias
Avaliação
1- Função Afim
Definição
Gráfico
Coeficientes
Zero ou raiz
Crescimento
Sinal
Inequações
1- Função Quadrática
Definições
Domínio e Imagem
Gráficos
Equações
Inequações
Reconhecer uma função Afim bem como o gráfico

Identificar seus coeficientes e saber qual a
Função de cada um deles
Ser capaz de trabalhar com estudo de
Sinais e resolver inequações
Ser capaz de reconhecer uma função do 2º
Grau e suas propriedades, além de resolver.
Problemas com equações e inequações.

Aula Expositiva
Estudo dirigido
Trabalho em grupo


Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Frequência
 Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios





























3.3 – ROTEIROS DE AULA




Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A   Turno: Matutino                     Data04/05/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 1
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)    
3-Conteúdo:  
·         Produto cartesiano.

4-Objetivos:
·         Utilizar corretamente as notações;
·         Estabelecer a lei de correspondência de grandezas que apresentarem regularidades;
·         Representar pontos no plano cartesiano.
5- Procedimentos:
1º momento: Será dado um diagrama com conjuntos A e B;(anexo)
2º momento: Será pedido aos alunos que criem leis de relações para os conjuntos A e B;
3º momento: Juntamente com os alunos, será escrito na lousa os pares ordenados correspondentes a algumas das relações sugeridas por eles;
4º momento: Será levada malha quadriculada para que os alunos representem em um plano cartesiano;
5º momento: Será dado um tempo para que os educandos realizem a atividade proposta.
6- Atividade:
·          Exercícios de fixação.(anexo )
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático e malha quadriculada.

 9-Comentários:

A aula foi produtiva, embora alguns alunos alegassem que não gostaram do conteúdo e que não conseguiram entender nada.



Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A   Turno: Matutino                     Data: 06/05/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 2
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1 aula (50min.)    
3-Conteúdo:    
Produto cartesiano
4-Objetivos:
·         Esclarecer as dúvidas dos educandos a respeito do assunto trabalhado em sala.
5- Procedimentos:
1º momento: Será feita a correção dos exercícios da aula anterior com os alunos.
Exercícios  (anexo)
6- Atividade: Exercício de fixação (anexo)
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático e malha quadriculada.


9-Comentários:
A aula foi produtiva, embora alguns alunos alegassem que não gostaram do conteúdo e que não conseguiram entender nada.



Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 11/05/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 3

Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)    
3-Conteúdo:
·         Relação Binária
4-Objetivos:
·         Reconhecer uma função em situações do cotidiano;

5- Procedimentos:
1º momento: Será levado um gráfico para analise junto com  os alunos para que reconheçam uma função;(Anexo)
2º momento:  Os alunos tentarão responder no exemplo levado para sala de aula o que eles entendem por variáveis e qual a variável em cada  exemplo dado;
3º momento: Juntamente com os alunos será respondida a atividade.
6- Atividade:
·         Atividade Livro  pagina 109 questões 1 e 2.
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto e livro didático.

9-Comentários:
A aula transcorreu de forma produtiva, fiz a correção da lista de exercício com os alunos e sempre que necessário eles faziam questionamentos, dessa forma pude ir fazendo as intervenções necessárias para sanar algumas dúvidas apresentadas por eles.




Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 13/05/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 4

Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1 aula (50 min.)    
3-Conteúdo:
·         Relação Binária: Domínio, Imagem e Contradomínio.
4-Objetivos:
·         Reconhecer o domínio, o conjunto imagem e o contradomínio de uma função;

5- Procedimentos:
1º momento: Será utilizado o diagrama dos conjuntos A e B da aula do dia 04/05/2016 ( Revisão);
2º momento: Será solicitado que os alunos expressem por meio de um diagrama de flechas;
3º momento: Juntamente com eles, serão identificados o domínio, contradomínio e a imagem de um elemento pelo diagrama de flechas.
6- Atividade:
·         Exercício do livro didático pagina 116 questões 9, 11,13 e 14.
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto e livro didático.

9-Comentários:
A aula transcorreu de forma produtiva, fiz a correção da lista de exercício com os alunos e sempre que necessário eles faziam questionamentos, dessa forma pude ir fazendo as intervenções necessárias para sanar algumas dúvidas apresentadas por eles.


























Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 18/05/2016
Área do conhecimento: Matemática              
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1aulas (50 min.)    
3-Conteúdo:  SEMANA PARFOR
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 20/05/2016
Área do conhecimento: Matemática              
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1aulas (50 min.)    
3-Conteúdo:  SEMANA PARFOR
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A   Turno: Matutino                     Data: 25/05/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 5

Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)  
 
3-Conteúdo: Estudo do domínio de uma função real.
4-Objetivos: Determinar o domínio de uma função quando esta é apresentada simplesmente pela lei y = f ( x ).
5- Procedimentos:
1º momento: Será explicado aos alunos que toda função em que o domínio e o contradomínio são subconjuntos de R é chamado de função real de um variável real;
2º momento: Serão dados exemplos de função real, para que o aluno reconheça o domínio e o contradomínio do subconjunto R;
3º momento: Será abordado, junto com os alunos, que outra forma de descrever uma função f é explicitar o seu domínio, seu contradomínio e a lei que associa cada x do domínio ao correspondente y do contradomínio;
4º momento: Será mostrado aos alunos que a descrição de uma função pode ser apresentada simplesmente pela lei de associação y = f ( x), ficando subentendidos o domínio e o contradomínio.
5º momento: Serão dados exemplos de funções e junto com os alunos será explicitado o domínio das funções.
6- Atividade:
·          Exercício livro pagina 119 questões 25,26,27 e 28.
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático.


9-Comentários:
Percebi que alguns alunos tiveram dificuldades em apreender o conteúdo, devido à quantidade de propriedades trabalhadas na aula.





Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 31/05/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 6

Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)  
 
3-Conteúdo: Função composta
4-Objetivos:
5- Procedimentos:
1º momento: Será dada uma situação problema em que um terreno foi dividido em 20 lotes, todos de forma quadrada e de mesma área. O objetivo dessa situação problema é mostrar que a área do terreno é uma função da medida do lado de cada lote, representando uma composição de funções.
2º momento: Em seguida, será indicada a medida da área do terreno que é:
x = medida do lado de cada lote;
y= área de cada lote;
z= área do terreno.
3º momento: Será explicado que a área de cada lote = ( medida do lado)2     →y = x2 , logo a área de cada lote é uma função da medida do lado, ou seja, y = f(x) = x2
4º momento: Será explicada a área do terreno =  20 ( área de cada lote) → z = 20y, logo a área do terreno é uma função da área de cada lote, ou seja, z= g ( y) = 20 y.
5º momento: Em seguida será comparado os dois termos: área do terreno = 20. ( medida do lado)2 , ou seja, z = 20 x2 , pois y = x2   e z = 20y.
Logo a área do terreno é uma função da medida do lado de cada lote, ou seja: z= h ( x ) = 20x2 .
6º momento: Será explicado para os alunos que a função h assim obtida denomina-se função composta de g com f e pode ser indicada por gof essa representação será feita em forma de diagrama na sala de aula.
6- Atividade:
·          Exercício Livro pagina 131 questões 47 a 51.
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático.




9-Comentários:
A aula transcorreu de forma produtiva, fiz a correção da lista de exercício com os alunos e sempre que necessário eles faziam questionamentos, dessa forma pude ir fazendo as intervenções necessárias para sanar algumas dúvidas apresentadas por eles.













Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 03/06/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 7
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)  
 
3-Conteúdo:  Função injetiva, sobrejetiva e bijetiva
4-Objetivos:
·         Estabelecer a diferença entre as funções injetiva, sobrejetiva e bijetiva.
5- Procedimentos:
1º momento: Será dada a definição das seguintes funções: injetiva, sobrejetiva e bijetiva.
2º momento: Serão utilizadas as funções e os gráficos da aula anterior para que os alunos percebam se a função é injetiva, sobrejetiva e bijetiva
3º momento: Será mostrado aos alunos que essas funções podem ser representadas num diagrama.
4º momento: Será dada a turma um exercício de fixação.
6- Atividade:
·          Exercício Pagina 132 questão 58 e pagina 134 questões 59e 60 .
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático.


9-Comentários:
Apesar de ser uma turma heterogênea com uma parte dos alunos com déficit de aprendizagem, a aula transcorreu de forma satisfatória, pois a maior parte dos alunos participou da aula, fazendo seus questionamentos, respondendo as atividades e interagindo de forma positiva.
























Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 08/06/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 8
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)  
 
3-Conteúdo:Revisão de  Relação, Função e tipos de função.
4-Objetivos: Esclarecer algumas dúvidas  que os alunos pudessem ter sobre o conteúdo.
5- Procedimentos:
1º momento:  Será feita a revisão do conteúdo, juntamente com os educandos para que as dúvidas sejam dirimidas.
6- Atividade:
·          Exercício pagina138 questões3,4,8 e 11 pagina 141 questões 22,23,24,2527,28 e 31.
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático.

9-Comentário:
Percebi que alguns alunos tiveram dificuldades em apreender o conteúdo, devido à quantidade de propriedades trabalhadas na aula.



Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 10/06/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 9
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 1aula (50 min.)  
 
3-Conteúdo: Função e relação (Avaliação)
4-Objetivos:
·         Avaliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
5- Procedimentos:
1º momento: Será aplicado um teste com a turma.
6- Atividade:
·         Teste (Anexo)
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático.




9-Comentários:
Percebi que alguns alunos tiveram dificuldades em apreender o conteúdo, devido à quantidade de propriedades trabalhadas na aula.



Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 15/06/2016
Área do conhecimento: Matemática              
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1aulas (100 min.)    
3-Conteúdo:  SEMANA PARFOR



Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 17/06/2016
Área do conhecimento: Matemática              
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1aulas (100 min.)    
3-Conteúdo:  SEMANA PARFOR



















Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A   Turno: Matutino                     Data: 22/06/2016
Área do conhecimento: Matemática              
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)  
 
3-Conteúdo: Recesso





























                                                            
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A   Turno: Matutino                     Data: 24/06/2016
Área do conhecimento: Matemática              
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)  
 
3-Conteúdo: Recesso
































                                                            
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A   Turno: Matutino                     Data: 29/06/2016
Área do conhecimento: Matemática              
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)  
 
3-Conteúdo: Recesso


























                                                            
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A   Turno: Matutino                     Data: 01/07/2016
Área do conhecimento: Matemática              
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)  
 
3-Conteúdo: Recesso



























                                                            

Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 06 /07/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula10

Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2 aulas  (100 min.)  
 
3-Conteúdo: Função inversa
4-Objetivos:
·         o aluno deverá Determinar a inversa de uma função.
5- Procedimentos:
1º momento: Será apresentada aos alunos uma fatura de uma concessionária de energia elétrica de uma determinada região que multiplica o consumo em ( kWh) por 0,8 obtendo o valor em real.
2º momento: Solicitar que os alunos determine o consumo mensal de 267 kWh.
3º momento: Solicitar dos alunos que determinem a lei de formação que associa o consumo em quilowatt-hora, ao valor em reais da fatura.
4º momento:  Representar graficamente  os exemplos dados.
5º momento: Questionar como encontrar a função g, com o objetivo contrário de f, associando o valor da fatura ao consumo mensal.
6º momento: Será solicitado que os alunos façam uma atividade similar com a concessionária de energia local.
6º momento: Será explicado que as funções f e g são bijetoras, e  g é a função inversa de f.
7º momento: Será solicitado que os alunos façam uma atividade similar com a concessionária de energia local.

6- Atividade:
·          Exercício Pagina 137 questões 63 a 68.
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático.



9-Comentários:
Os alunos interagiram bem à exposição do conteúdo, devido ao entendimento da aula anterior.
















Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 08/07/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 11

Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)  
 
3-Conteúdo:  Gráfico de uma função: construção e análise/ Exercícios.
4-Objetivos:
·         Interpretar diferentes representações, como gráficos, sentenças, esquemas e equações.
·         Determinar a imagem de um elemento através do diagrama, da lei y = f ( x) e do gráfico de uma função.
·         Determinar o domínio e o conjunto imagem de uma função através do gráfico.
5- Procedimentos:
Obs: essa atividade será desenvolvida em dupla.
1º momento: Será pedido aos alunos que pesquisem ou selecionem alguns gráficos em jornais, revistas e na internet;
2º momento: Em seguida será pedido que eles identificassem quais são as variáveis envolvidas.
3º momento: Será aberto um momento para a exposição e a compreensão das informações trazidas pelos alunos.
4º momento: Em seguida, será explicado como construir o gráfico de uma função f,utilizando o plano cartesiano e pares ordenados (x, y) e valores arbitrários.
5º momento: Será dada uma função definida por f ( x ) =  x+ 1 e será solicitado aos alunos valores arbitrários de x, até que seja possível representar essa função num plano cartesiano.
6º momento: Serão feitos os cálculos com base na seguinte tabela:




x
f( x) = x+1
(x,y)
















6- Atividade:
·          Exercício .
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático.




9-Comentários:
A aula transcorreu de forma produtiva, fiz a correção da lista de exercício com os alunos e sempre que necessário eles faziam questionamentos, dessa forma pude ir fazendo as intervenções necessárias para sanar algumas dúvidas apresentadas por eles.



Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 13 /07/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 12

Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 1 aula (50 min.)  
 
3-Conteúdo:
·         Estudo do sinal de uma função afim.
4-Objetivos:
·         Discutir a variação de sinal de uma função polinomial do 1º grau, algébrica e graficamente.
5- Procedimentos:
1º momento: Será dada uma função polinomial do 1º grau f(x) = 2x -6;
2° momento: Será solicitado aos alunos que eles façam o gráfico dessa função;
3º momento: A partir da construção do gráfico, pedir aos alunos que analisem se existir o ponto que intercepta o eixo ox, função, e quais as coordenadas desse ponto;
4º momento: Verificar se a função é crescente ou decrescente;
5º momento: Será abordado também que o estudo do sinal poderá ser feito algebricamente, sem o auxílio do gráfico.
6- Atividade:
·          Exercício pagina 165 questões 55 a 60.
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático.
·         9-Comentários:
·         Percebi que os alunos corresponderam bem à revisão da equação do 1º grau e a maior parte da turma acompanhou o conteúdo abordado em sala.
·         Obs.: alguns alunos não fizeram as atividades solicitadas.
























Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 15/07/2016
Área do conhecimento: Matemática              Aula 13

Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)  
 
3-Conteúdo: Inequações do 1º grau
4-Objetivos:
·         Resolver inequações- produto e inequações- quociente que envolva função afim.
5- Procedimentos:
1º momento: Será dada uma situação problema em que certa empresa de telefonia calcula a quantia a ser paga na fatura mensal de um plano que será da seguinte maneira: uma taxa fixa de R$ 38,00 e mais R$ 0,36 por minuto de ligação;
2º momento: Será perguntado ao aluno, que nessas condições, quantos minutos de ligação um usuário desse plano telefônico pode realizar no mês, para que o valor da fatura seja no máximo  R$ 200,00?
3º momento: Será dado um tempo para que os alunos tentem resolver a situação-problema em questão;
4º momento: Será resolvida juntamente com os educandos essa situação-problema, para que cheguem a solução adequada.

6- Atividade:
·          Exercício pagina 174 questões 75,76,81,82 e 83.
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas. 8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 20/07/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 14

Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 1 aula (50 min.)  
 
3-Conteúdo: Função quadrática
4-Objetivos:
·         Esboçar o gráfico de uma função quadrática a partir da lei de associação;
·         Determinar a lei de associação com base no gráfico de associação;
·         Determinar os pontos notáveis da parábola (intersecções com os eixos coordenados e vértices).
5- Procedimentos:
1º momento: Será dada uma situação – problema em que as hortas comunitárias são ótimas alternativas de ocupação para terrenos baldios, espaços muitas vezes utilizados como depósitos de entulhos.  Essas hortas oferecem alimentos frescos e saudáveis aos moradores locais, além de, em alguns casos, servirem como fonte de renda. Em certa horta comunitária um canteiro de verduras retangular será ampliado em uma mesma medida, tanto no comprimento quanto na largura, como mostra a figura. ( anexo)
2º momento: Será feita uma representação da área ( f ) desse canteiro após a ampliação em função da medida x indicada.
f(x) = ( 7+x)(10+x)
f(x) = 70+7x+10x + x2
f(x) = x2+17x+70
3º momento: Dessa forma, a fórmula será obtida correspondente à lei da função que expressa a área da região após a ampliação. Será explicado aos alunos que esse é um exemplo de uma função denominada função quadrática.
4º momento: Será explicado que se for considerado x = 3, isto é, se o canteiro for ampliado em 3m na largura e no comprimento, podemos calcular sua área a partir dessa função.
f(3) = 32 + 17.3 + 70 = 9 + 51 + 70 = 130
5º momento: Será explicado aos alunos que a área do canteiro após a ampliação será de 130m2
6- Atividade:
·          Exercício pagina 176 questões 87,88,89,90,91,92 e 95.
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático.




9-Comentários:
Os alunos acompanharam a revisão que foi feita antes de iniciar a atividade avaliativa, tirando as suas dúvidas sobre o conteúdo. Percebi que alguns alunos não corresponderam as minhas expectativas no que diz respeito ao resultado da avaliação, deixando questões incompletas e em branco.










Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 22/07/2016
Área do conhecimento: Matemática               Aula 15
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática

2- Duração da aula: 2aula (100 min.)  
 
3-Conteúdo: Função, tipos de função ,inversa e composta (Avaliação)
4-Objetivos:
·         Avaliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
5- Procedimentos:
1º momento: Será aplicado uma avaliação com a turma.
6- Atividade:
·         Avaliação: (Anexo)
7-  Avaliação:
·         Avaliação através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das atividades propostas.
8- Recursos:
·         Lápis, borracha, quadro branco, piloto, livro didático.


9-Comentários:
Os alunos acompanharam a revisão que foi feita antes de iniciar a atividade avaliativa, tirando as suas dúvidas sobre o conteúdo. Percebi que alguns alunos não corresponderam as minhas expectativas no que diz respeito ao resultado da avaliação, deixando questões incompletas e em branco.



Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 27/07/2016
Área do conhecimento: Matemática              
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)    
3-Conteúdo:  SEMANA PARFOR
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano  Turma:   A    Turno: Matutino                     Data: 29/07/2016
Área do conhecimento: Matemática              
Roteiro de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)    
3-Conteúdo:  SEMANA PARFOR











3.4- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO




Colégio Estadual Dinah Gonçalves                       Data: ______/______/________
Série: 1 ano           Turma: A                Turno: Matutino
Prof. Antônio Carlos Carneiro Barroso                                   Disciplina: Matemática
Aluno ( a ) ____________________________________________________________

TESTE
Unidade II
“É importante a vontade de aprimorar o conhecimento: Tudo é motivo para aprendizagem e crescimento. Nunca perca a curiosidade e a vontade de progredir, independente de sua idade.”

1-      Uma escola oferece quatro opções de curso de idiomas ( inglês, espanhol, alemão e mandarim) e três opções de cursos profissionalizantes ( porteiro, garçom  e segurança). Sendo I o conjunto dos idiomas e P o conjunto dos cursos profissionalizantes oferecidos pela escola, responda.

a)      O que significa I x P?




b)      Quantos elementos tem I x P?


c)      Se uma pessoas escolher aleatoriamente um curso de idiomas e um profissionalizante, qual a chance de serem escolhidos “inglês” e “porteiro”?

2-      Dados os conjuntos P = { -2, -3, 5, 7 } e T =  { -1, -3, 6, 10, 15}, represente no plano cartesiano:
a)      P x T
b)      T x P
c)      P x P


3-      Dados A = { -2, -1, 0, 1, 2 }, B = { -1, 0, 1, 3, 4} e a correspondência entre A e B dada por  Y = X2 , com X € A, Determine:

a)      A função por um diagrama.
b)      O domínio ( D ).
c)      O contradomínio ( CD)
d)     O conjunto Imagem ( IM)
e)      Diga se é uma função de A em B.

4-      Dada a função f: R → R tal que f ( x) = 5 – x. Calcule:

a)      f ( 0 )
b)      f ( 3 )
c)      f ( -2)
d)     f ( 1 )
    2



Sucesso!




Colégio Estadual Dinah Gonçalves                       Data: ______/______/________
Série: 1 ano           Turma: A                Turno: Matutino
Prof. Antônio Carlos Carneiro Barroso                               Disciplina: Matemática
Aluno ( a ) ____________________________________________________________

Avaliação da Unidade II

01-  Se f e g são funções tal que f(x) = 3x -1 e f(g(x)) = x, determine g(x).

02- Sejam os conjuntos A = {1, -1, 2, -2, 3} e B = { 2, 5, 10} e a função F: A→ B tal que f ( x) = x2 +1.
a)      Construa um diagrama que representa a função f.
b)      Construa um diagrama que represente a correspondência f -1.
c)      A correspondência f -1 é função? Por quê?

03- Determine a função inversa das seguintes funções bijetivas de IR em IR:
a)      f(x) = x-6
b)      f(x) = 1-2x
c)      f(x) = 3x+4
d)     f(x) = 3x

04- Sejam as funções f(x) = x2 – 2x + 1 e g( x) = 2x + 1 Calcule:
a)      f(g(1))

b)      g(f(2))

c)      f(f(1))


05 -Em uma fábrica de roupas, o custo para a produção de camisas é calculado a partir de um valor fixo de R$ 480,00 mais R$ 30,00 por unidade produzida. Nessa fábrica são produzidos lotes de, no máximo, 1000 camisas, sendo vendido cada lote com 30% de lucro sobre o valor de custo.
a)      Escreva uma função:
·         C, que relacione o custo de produção e a quantidade x de peças produzidas;
·         V, que relacione o valor de venda de um lote e o custo c da produção.

b)      Qual é o custo para produção de um lote com 600 camisas? Por quantos reais será vendido esse lote?

c)      Determine a função v(c(x)). O que representa essa função?

d)     Qual é o valor de venda de um lote com:

·         500 camisas?
·         835 camisas?



Bom trabalho!






Colégio Estadual Dinah Gonçalves                       Data: ______/______/________
Série: 1 ano           Turma: A                Turno: Matutino
Prof. Antônio Carlos Carneiro Barroso                               Disciplina: Matemática
Aluno ( a ) ____________________________________________________________

TESTE
Unidade II

1-      Em uma fábrica de peças para automóveis, certa máquina produz 14 peças por hora de trabalho. Cada uma dessas peças  é vendida às  montadoras por R$ 130,00.

a)      Escreva uma função que relaciona a:
·         Quantidade p de peças produzidas e o tempo x em horas;
·         Quantia v arrecadada e a quantidade p  de peças produzidas.

b)      Determine a função composta ( vop) ( x). O que essa função relaciona?
c)      Calcule o valor arrecadado com a venda das peças produzidas em 8 horas de trabalho dessa máquina.

2-      Sejam as funções  f(x)= x2 – 2x + 1 e g( x) = 2x + 1. Calcule:
a)      f(g(1))

b)      g( f(2))


c)      f(f(1))



Bom trabalho!


4-GRÁFICO DE DESEMPENHO



Questão 01(Dos 40, 08 acertaram toda a questão, 12 acertaram apenas a metade e 20 não acertaram nada.)
Poucos responderam essa questão por se tratar de um problema que envolve raciocínio lógico dos alunos e por isso, pode ser considerada uma questão mais trabalhosa.
Questão 02(Dos 40, 13 alunos acertaram toda a questão, 18 acertaram apenas a metade e 09 alunos não acertaram nada.)
Questão 03(Dos 40, 11 alunos acertaram toda a questão, 15 acertaram apenas a metade e 14 não acertaram nada.)

Questão 04(Dos 40, 10 alunos acertaram toda a questão, 13 acertaram apenas a metade e 17 não acertaram nada.)
Para as questões 03 e 04 – Alguns alunos responderam sem dificuldade, mas outros tiveram dificuldade. Não lembraram como era a resolução e outros nem tentaram, pois nem deram o trabalho de calcular.
Questão 05( dos 40, 15 alunos acertaram toda a questão, 20 acertaram apenas a metade e 05 não acertaram nada.)


5- AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM
Durante este período de estágio eu me preocupava com a aprendizagem dos alunos, pois o nível da turma era considerado regular. Utilizei vários meios principalmente em sala de aula para facilitar no aprendizado e na avaliação.
Alguns alunos conseguiam demonstrar aprendizagem e tinham um bom desempenho nas realizações das atividades e no rendimento. Outros apresentavam dificuldades.
Nas atividades desenvolvidas e em grupos como as experiências, os alunos compreendiam melhor os assuntos obtendo bom resultado no processo de aprendizagem.




6-      AUTO – AVALIAÇÃO

Durante a realização do Estágio Supervisionado IV pude perceber o quanto a minha didática melhorou, a forma de avaliar e de me relacionar com os alunos. Com isso, entendi o quanto é importante que o professor esteja mais próximo dos educandos, pois facilita o processo de interação e de mediação, proporcionando assim, a construção do conhecimento.
 Embora o sistema de ensino e aprendizagem esteja passando por um processo de deficiência como a falta de materiais didáticos, recursos audiovisuais e outras dificuldades enfrentadas na escola, entendo que isso não inviabiliza completamente a aprendizagem dos alunos e principalmente o trabalho do professor, pois há maneiras de realizar um trabalho diferenciado, mesmo contando com poucos recursos didáticos.
   











7- CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio Supervisionado IV trouxe-me mais experiência como educador e mediador no processo de construção do conhecimento.
Segundo Freire Paulo (2002, P.25).
 Se, na experiência da minha formação, que deve ser permanente, começo por aceitar que o formador é o sujeito em relação a quem me considero o objeto, que ele é o sujeito que me forma e eu, objeto por ele formado, me considero como paciente que percebe os conhecimentos- conteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe e que não são a mim transferidos.
Apesar das dificuldades pelas quais a educação vem passando como falta de recursos didáticos pedagógicos os objetivos do estágio foram alcançados.
Ao escolher a profissão para lecionar na área de Matemática, tenho como objetivo não ficar restrito somente aos conteúdos didáticos e sim ajudar na formação de cidadãos críticos que no futuro próximo transformarão o mundo. Pois é a educação que conduz as novas descobertas norteadoras para vida em sociedade.



8-ANEXOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário