UNIVERSIDADE
FEDERAL DA BAHIA
Programa
Especial de Formação de professores
Plataforma
Freire – PARFOR
Curso:
Licenciatura em Matemática
Aluno: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Disciplina:
Metodologia do Ensino da Matemática
Prof.ª.:
Adelaide Mendonça
RELATÓRIO
DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a
sua produção ou e a construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende
ensina ao aprender.”
Paulo Freire
Salvador
2016
Antônio
Carlos Carneiro Barroso
RELATÓRIO
DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
Relatório apresentando a
disciplina de Estágio Supervisionado IV como pré-requisito para obtenção de
nota referente ao 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática pela UFBA.
Orientadora: Prof.ª Adelaide
Mendonça.
Salvador
2016
SUMÁRIO
1- APRESENTAÇÃO.
2- CARACTERIZAÇÃO
DA INSTITUIÇÃO.
3- ESTÁGIO
SUPERVISIONADO.
3.1 CRONOGRAMAS DO
ROTEIRO DE AULA.
3.2 PLANOS ANUAL ( 2º
BIMESTRES).
3.3 ROTEIROS DE AULA.
3.4 INSTRUMENTOS DE
AVALIAÇÃO.
4- GRÁFICO
DE DESEMPENHO.
5- AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM.
6- AUTO-
AVALIAÇÃO.
7- CONSIDERAÇÕES
FINAIS.
8- ANEXOS.
1- APRESENTAÇÃO
Este relatório e a
apresentação para o estágio supervisionado IV do curso de Licenciatura em
Matemática pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Este documento tem como
objetivo descrever o processo que foi aplicado neste estágio, levando em
consideração os conteúdos que foram aplicados e o que ocorreu no
desenvolvimento como prática pedagógica, como uma exposição de resultados na
avaliação.
O
referido estágio foi aplicado no Colégio Estadual Dinah Gonçalves, situado no
Conjunto Engenheiro Antônio Franco, s/n, no Bairro de Valéria em Salvador – Ba,
entre os dias 29/04/2016 ao dia 26/07/2016, envolvendo a turma do 1º ano A do
turno matutino.
O presente relatório
está organizado da seguinte forma:
·
Caracterização da Instituição.
·
Relatório do Estágio Supervisionado IV.
·
Plano de Unidade.
·
Roteiros de aulas por conteúdo.
·
Instrumentos de avaliação.
·
Análise de dados.
·
Exposição de dados coletados em
gráficos.
·
Considerações Finais.
·
Anexos
2-
CARACTERIZAÇÃO
DA INSTITUIÇÃO
O Colégio Estadual Dinah Gonçalves está
localizado no Conjunto Engenheiro Antônio Franco, s/n, Bairro Valéria, situado
em Salvador – Ba, envolvendo a turma do 1º ano A, turno matutino.
A
escola funciona nos três turnos, possuindo dez salas de aula, uma biblioteca,
um laboratório de informática, uma sala de professores, uma secretaria, uma
sala de direção, uma sala de vice – direção, um refeitório, uma cozinha, um
almoxarifado, banheiros masculinos e femininos e uma guarita.
No
turno Matutino temos a maior demanda de alunos, sendo o ensino regular. A
escola possui turmas do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
No turno Vespertino, que também possui ensino regular, funcionam também as 10
salas com turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Já
no turno Noturno o ensino é Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionando as
10 salas.
A
escola possui no diurno o Projeto Mais Educação, que possibilita aos alunos
reforço de Português e Matemática. E ainda conta com diversas oficinas que
ajudam a desenvolver as habilidades e competências dos educandos.
3. ESTÁGIO SUPERVISIONADO
3.1- CRONOGRAMAS DO ROTEIRO DE AULA
DATAS
|
CONTEÚDOS
|
04/05/2016
|
PRODUTO
CARTESIANO/ EXERCÍCIO.
|
06/05/2016
|
Produto
cartesiano correção de Exercícios
|
11/05/2016
|
Relação
Binária
|
13/05/2016
|
Domínio,
Imagem, e Contradomínio.
|
18/05/2016
|
PARFOR
|
20/05/2016
|
PARFOR
|
25/05/2016
|
Domínio
de Função Real
|
27/05/2016
|
Feriado
|
31/05/2016
|
Função
Composta
|
03/06/2016
|
Tipos
de Função Injetora, Bijetora e subjetiva.
|
08/06/2016
|
Revisão
|
10/06/2016
|
Avaliação
Parcial
|
15/06/2016
|
PARFOR
|
17/06/2016
|
PARFOR
|
22/06/2016
|
Recesso
junino
|
24/06/2016
|
Recesso
junino
|
29/06/2016
|
Recesso
junino
|
01/07/2016
|
Recesso
junino
|
06/07/2016
|
Função
Inversa
|
08/07/2016
|
Função
Afim
|
13/07/2016
|
Estudo
de sinal
|
15/07/2016
|
Inequação
de 1º Grau
|
20/07/2016
|
Função
Quadrática
|
22/07/2016
|
Avaliação
Final
|
27/07/2016
|
PARFOR.
|
29/07/2016
|
PARFOR.
|
3.2
– PLANOS ANUAIS
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Prof. Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma: A
Turno: Matutino
Área do conhecimento: Matemática Plano de Curso ano 2016 Livro adotado José Ruy Bonjorno editora
FTD.
Período 29/04 a 26/07 IIª Unidade
·
Objetivos
gerais: Estabelecer o raciocínio
proporcional, observando a variação entre grandezas e estabelecendo relações
entre elas bem como o raciocínio estatístico e probabilístico, coletando,
organizando e analisando informações.
·
Promover atitude
positiva em relação à Matemática, valorizando sua utilidade, sua lógica e sua
beleza em cada conceito estudado. A comunicação de ideias matemáticas de
diferentes formas: oral, escrita, por tabelas, diagramas, gráficos entre
outros.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antônio Carlos Carneiro Barroso
|
Turno Matutino
Série 1º Ano Básico
Ano
Unidade II
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
Plano
cartesiano
Relação
Binária
Função
• Definições
• Domínio e
Imagem
• Gráficos
• Análise
de gráficos
|
•Representar no
plano pares ordenados
Definir uma
relação
Identificar uma função
• Identificar
e construir gráficos
• Identificar
seu domínio e imagem
• Ser capaz
de extrair dados significativos
de
um gráfico através de sua análise;
|
Aula Expositiva
Estudo dirigido
Trabalho em grupo
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Frequência
Participação nos debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
|
Professor Antônio Carlos
Carneiro Barroso
|
Turno Matutino
Série 1º Ano Básico
turma A
Ano 2016
Unidade II
|
Bibliografia
Matemática do ensino médio
Editora FTD
José Ruy Bonjorno
|
Planejamento
|
Anual
|
||
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologias
|
Avaliação
|
1-
Função Afim
• Definição
• Gráfico
• Coeficientes
• Zero ou
raiz
• Crescimento
• Sinal
• Inequações
1-
Função Quadrática
• Definições
• Domínio e
Imagem
• Gráficos
• Equações
• Inequações
|
Reconhecer
uma função Afim bem como o gráfico
• Identificar
seus coeficientes e saber qual a
Função
de cada um deles
• Ser capaz
de trabalhar com estudo de
Sinais
e resolver inequações
Ser
capaz de reconhecer uma função do 2º
Grau
e suas propriedades, além de resolver.
Problemas
com equações e inequações.
|
Aula Expositiva
Estudo dirigido
Trabalho em grupo
|
Através da participação do aluno
Na resolução de exercícios
Frequência
Participação nos
debates
Teste
Prova
Lista de exercícios
|
3.3
– ROTEIROS DE AULA
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano
Turma: A Turno: Matutino Data04/05/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula 1
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo:
·
Produto cartesiano.
4-Objetivos:
·
Utilizar corretamente as notações;
·
Estabelecer a lei de correspondência de grandezas
que apresentarem regularidades;
·
Representar pontos no plano cartesiano.
5- Procedimentos:
1º momento: Será dado
um diagrama com conjuntos A e B;(anexo)
2º momento: Será pedido aos alunos que criem leis de
relações para os conjuntos A e B;
3º momento: Juntamente
com os alunos, será escrito na lousa os pares ordenados correspondentes a
algumas das relações sugeridas por eles;
4º momento: Será levada
malha quadriculada para que os alunos representem em um plano cartesiano;
5º momento: Será dado
um tempo para que os educandos realizem a atividade proposta.
6- Atividade:
·
Exercícios de fixação.(anexo )
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático e malha quadriculada.
9-Comentários:
A aula foi produtiva, embora alguns alunos alegassem
que não gostaram do conteúdo e que não conseguiram entender nada.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano
Turma: A Turno: Matutino Data: 06/05/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula 2
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1 aula (50min.)
3-Conteúdo:
Produto cartesiano
4-Objetivos:
·
Esclarecer as dúvidas dos educandos a
respeito do assunto trabalhado em sala.
5- Procedimentos:
1º momento: Será feita a correção dos exercícios da
aula anterior com os alunos.
Exercícios
(anexo)
6- Atividade: Exercício
de fixação (anexo)
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático e malha quadriculada.
9-Comentários:
A aula foi produtiva, embora alguns alunos alegassem
que não gostaram do conteúdo e que não conseguiram entender nada.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano
Turma: A Turno: Matutino Data: 11/05/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula 3
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo:
·
Relação Binária
4-Objetivos:
·
Reconhecer uma função em situações do
cotidiano;
5- Procedimentos:
1º momento: Será levado
um gráfico para analise junto com os
alunos para que reconheçam uma função;(Anexo)
2º momento: Os alunos tentarão responder no exemplo
levado para sala de aula o que eles entendem por variáveis e qual a variável em
cada exemplo dado;
3º momento: Juntamente
com os alunos será respondida a atividade.
6- Atividade:
·
Atividade Livro pagina 109 questões 1 e 2.
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto e
livro didático.
9-Comentários:
A aula transcorreu de forma produtiva, fiz a
correção da lista de exercício com os alunos e sempre que necessário eles
faziam questionamentos, dessa forma pude ir fazendo as intervenções necessárias
para sanar algumas dúvidas apresentadas por eles.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano
Turma: A Turno: Matutino Data: 13/05/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula 4
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1 aula (50 min.)
3-Conteúdo:
·
Relação Binária: Domínio, Imagem e
Contradomínio.
4-Objetivos:
·
Reconhecer o domínio, o conjunto imagem
e o contradomínio de uma função;
5- Procedimentos:
1º momento: Será
utilizado o diagrama dos conjuntos A e B da aula do dia 04/05/2016 ( Revisão);
2º momento: Será
solicitado que os alunos expressem por meio de um diagrama de flechas;
3º momento: Juntamente
com eles, serão identificados o domínio, contradomínio e a imagem de um
elemento pelo diagrama de flechas.
6- Atividade:
·
Exercício do livro didático pagina 116
questões 9, 11,13 e 14.
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto e
livro didático.
9-Comentários:
A aula transcorreu de forma produtiva, fiz a
correção da lista de exercício com os alunos e sempre que necessário eles
faziam questionamentos, dessa forma pude ir fazendo as intervenções necessárias
para sanar algumas dúvidas apresentadas por eles.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano
Turma: A Turno: Matutino Data: 18/05/2016
Área do conhecimento: Matemática
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1aulas (50 min.)
3-Conteúdo: SEMANA PARFOR
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano
Turma: A Turno: Matutino Data: 20/05/2016
Área do conhecimento: Matemática
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1aulas (50 min.)
3-Conteúdo: SEMANA PARFOR
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 25/05/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula 5
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: Estudo do domínio de uma
função real.
4-Objetivos: Determinar
o domínio de uma função quando esta é apresentada simplesmente pela lei y = f (
x ).
5- Procedimentos:
1º momento: Será
explicado aos alunos que toda função em que o domínio e o contradomínio são
subconjuntos de R é chamado de função real de um variável real;
2º momento: Serão dados
exemplos de função real, para que o aluno reconheça o domínio e o contradomínio
do subconjunto R;
3º momento: Será
abordado, junto com os alunos, que outra forma de descrever uma função f é
explicitar o seu domínio, seu contradomínio e a lei que associa cada x do
domínio ao correspondente y do contradomínio;
4º momento: Será
mostrado aos alunos que a descrição de uma função pode ser apresentada
simplesmente pela lei de associação y = f ( x), ficando subentendidos o domínio
e o contradomínio.
5º momento: Serão dados
exemplos de funções e junto com os alunos será explicitado o domínio das
funções.
6- Atividade:
·
Exercício livro pagina 119 questões 25,26,27 e
28.
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático.
9-Comentários:
Percebi que alguns alunos tiveram dificuldades em
apreender o conteúdo, devido à quantidade de propriedades trabalhadas na aula.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário:
Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 31/05/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula 6
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: Função composta
4-Objetivos:
5- Procedimentos:
1º momento: Será dada
uma situação problema em que um terreno foi dividido em 20 lotes, todos de
forma quadrada e de mesma área. O objetivo dessa situação problema é mostrar
que a área do terreno é uma função da medida do lado de cada lote,
representando uma composição de funções.
2º momento: Em seguida,
será indicada a medida da área do terreno que é:
x = medida do lado de
cada lote;
y= área de cada lote;
z= área do terreno.
3º momento: Será
explicado que a área de cada lote = ( medida do lado)2 →y = x2 , logo a área de cada lote
é uma função da medida do lado, ou seja, y = f(x) = x2
4º momento: Será
explicada a área do terreno = 20 ( área
de cada lote) → z = 20y, logo a área do terreno é uma função da área de cada
lote, ou seja, z= g ( y) = 20 y.
5º momento: Em seguida
será comparado os dois termos: área do terreno = 20. (
medida do lado)2 , ou seja, z = 20 x2 , pois y = x2 e z = 20y.
Logo a área do terreno
é uma função da medida do lado de cada lote, ou seja: z= h ( x ) = 20x2 .
6º momento: Será
explicado para os alunos que a função h assim
obtida denomina-se função composta de g
com f e pode ser indicada por gof essa representação será feita em
forma de diagrama na sala de aula.
6- Atividade:
·
Exercício Livro pagina 131 questões 47 a 51.
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
Lápis, borracha, quadro
branco, piloto, livro didático.
9-Comentários:
A aula transcorreu de forma produtiva, fiz a
correção da lista de exercício com os alunos e sempre que necessário eles
faziam questionamentos, dessa forma pude ir fazendo as intervenções necessárias
para sanar algumas dúvidas apresentadas por eles.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 03/06/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula 7
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: Função injetiva, sobrejetiva e bijetiva
4-Objetivos:
·
Estabelecer a diferença entre as funções
injetiva, sobrejetiva e bijetiva.
5- Procedimentos:
1º momento: Será dada a
definição das seguintes funções: injetiva, sobrejetiva e bijetiva.
2º momento: Serão
utilizadas as funções e os gráficos da aula anterior para que os alunos
percebam se a função é injetiva, sobrejetiva e bijetiva
3º momento: Será
mostrado aos alunos que essas funções podem ser representadas num diagrama.
4º momento: Será dada a
turma um exercício de fixação.
6- Atividade:
·
Exercício Pagina 132 questão 58 e pagina 134
questões 59e 60 .
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático.
9-Comentários:
Apesar de ser uma turma
heterogênea com uma parte dos alunos com déficit de aprendizagem, a aula
transcorreu de forma satisfatória, pois a maior parte dos alunos participou da
aula, fazendo seus questionamentos, respondendo as atividades e interagindo de
forma positiva.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 08/06/2016
Área do conhecimento:
Matemática Aula 8
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo:Revisão de Relação, Função e tipos de função.
4-Objetivos: Esclarecer
algumas dúvidas que os alunos pudessem
ter sobre o conteúdo.
5- Procedimentos:
1º momento: Será feita a revisão do conteúdo, juntamente
com os educandos para que as dúvidas sejam dirimidas.
6- Atividade:
·
Exercício pagina138 questões3,4,8 e 11 pagina
141 questões 22,23,24,2527,28 e 31.
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático.
9-Comentário:
Percebi que alguns alunos tiveram dificuldades em
apreender o conteúdo, devido à quantidade de propriedades trabalhadas na aula.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 10/06/2016
Área do conhecimento:
Matemática Aula 9
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1aula (50 min.)
3-Conteúdo: Função e relação (Avaliação)
4-Objetivos:
·
Avaliar os conhecimentos adquiridos em
sala de aula.
5- Procedimentos:
1º momento: Será
aplicado um teste com a turma.
6- Atividade:
·
Teste (Anexo)
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático.
9-Comentários:
Percebi que alguns alunos tiveram dificuldades em
apreender o conteúdo, devido à quantidade de propriedades trabalhadas na aula.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano
Turma: A Turno: Matutino Data: 15/06/2016
Área do conhecimento: Matemática
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1aulas (100 min.)
3-Conteúdo: SEMANA PARFOR
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano
Turma: A Turno: Matutino Data: 17/06/2016
Área do conhecimento: Matemática
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1aulas (100 min.)
3-Conteúdo: SEMANA PARFOR
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 22/06/2016
Área do conhecimento:
Matemática
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: Recesso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 24/06/2016
Área do conhecimento:
Matemática
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: Recesso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 29/06/2016
Área do conhecimento:
Matemática
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: Recesso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 01/07/2016
Área do conhecimento:
Matemática
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: Recesso
Colégio Estadual Dinah
Gonçalves
Estagiário:
Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 06 /07/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula10
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: Função inversa
4-Objetivos:
·
o aluno deverá Determinar a inversa de
uma função.
5- Procedimentos:
1º momento: Será
apresentada aos alunos uma fatura de uma concessionária de energia elétrica de
uma determinada região que multiplica o consumo em ( kWh) por 0,8 obtendo o
valor em real.
2º momento: Solicitar
que os alunos determine o consumo mensal de 267 kWh.
3º momento: Solicitar
dos alunos que determinem a lei de formação que associa o consumo em
quilowatt-hora, ao valor em reais da fatura.
4º momento: Representar graficamente os exemplos dados.
5º momento: Questionar
como encontrar a função g, com o objetivo contrário de f, associando o valor da
fatura ao consumo mensal.
6º momento: Será
solicitado que os alunos façam uma atividade similar com a concessionária de
energia local.
6º momento: Será
explicado que as funções f e g são bijetoras, e
g é a função inversa de f.
7º momento: Será
solicitado que os alunos façam uma atividade similar com a concessionária de
energia local.
6- Atividade:
·
Exercício Pagina 137 questões 63 a 68.
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático.
9-Comentários:
Os alunos interagiram bem à exposição do conteúdo,
devido ao entendimento da aula anterior.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 08/07/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula 11
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: Gráfico de uma função: construção e análise/
Exercícios.
4-Objetivos:
·
Interpretar diferentes representações,
como gráficos, sentenças, esquemas e equações.
·
Determinar a imagem de um elemento
através do diagrama, da lei y = f ( x) e do gráfico de uma função.
·
Determinar o domínio e o conjunto imagem
de uma função através do gráfico.
5- Procedimentos:
Obs: essa atividade
será desenvolvida em dupla.
1º momento: Será pedido
aos alunos que pesquisem ou selecionem alguns gráficos em jornais, revistas e
na internet;
2º momento: Em seguida
será pedido que eles identificassem quais são as variáveis envolvidas.
3º momento: Será aberto
um momento para a exposição e a compreensão das informações trazidas pelos
alunos.
4º momento: Em seguida,
será explicado como construir o gráfico de uma função f,utilizando o plano
cartesiano e pares ordenados (x, y) e valores arbitrários.
5º momento: Será dada
uma função definida por f ( x ) = x+ 1 e
será solicitado aos alunos valores arbitrários de x, até que seja possível
representar essa função num plano cartesiano.
6º momento: Serão
feitos os cálculos com base na seguinte tabela:
x
|
f( x) = x+1
|
(x,y)
|
6- Atividade:
·
Exercício .
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático.
9-Comentários:
A aula transcorreu de forma produtiva, fiz a
correção da lista de exercício com os alunos e sempre que necessário eles
faziam questionamentos, dessa forma pude ir fazendo as intervenções necessárias
para sanar algumas dúvidas apresentadas por eles.
Colégio Estadual Dinah
Gonçalves
Estagiário:
Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 13 /07/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula 12
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1 aula (50 min.)
3-Conteúdo:
·
Estudo do sinal de uma função afim.
4-Objetivos:
·
Discutir a variação de sinal de uma
função polinomial do 1º grau, algébrica e graficamente.
5- Procedimentos:
1º momento: Será dada
uma função polinomial do 1º grau f(x) = 2x -6;
2° momento: Será
solicitado aos alunos que eles façam o gráfico dessa função;
3º momento: A partir da
construção do gráfico, pedir aos alunos que analisem se existir o ponto que
intercepta o eixo ox, função, e quais as coordenadas desse ponto;
4º momento: Verificar
se a função é crescente ou decrescente;
5º momento: Será
abordado também que o estudo do sinal poderá ser feito algebricamente, sem o
auxílio do gráfico.
6- Atividade:
·
Exercício pagina 165 questões 55 a 60.
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático.
·
9-Comentários:
·
Percebi que os alunos corresponderam bem
à revisão da equação do 1º grau e a maior parte da turma acompanhou o conteúdo
abordado em sala.
·
Obs.: alguns alunos não fizeram as
atividades solicitadas.
Colégio Estadual Dinah
Gonçalves
Estagiário:
Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 15/07/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula 13
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: Inequações do 1º grau
4-Objetivos:
·
Resolver inequações- produto e
inequações- quociente que envolva função afim.
5- Procedimentos:
1º momento: Será dada
uma situação problema em que certa empresa de telefonia calcula a quantia a ser
paga na fatura mensal de um plano que será da seguinte maneira: uma taxa fixa
de R$ 38,00 e mais R$ 0,36 por minuto de ligação;
2º momento: Será
perguntado ao aluno, que nessas condições, quantos minutos de ligação um
usuário desse plano telefônico pode realizar no mês, para que o valor da fatura
seja no máximo R$ 200,00?
3º momento: Será dado
um tempo para que os alunos tentem resolver a situação-problema em questão;
4º momento: Será
resolvida juntamente com os educandos essa situação-problema, para que cheguem
a solução adequada.
6- Atividade:
·
Exercício pagina 174 questões 75,76,81,82 e
83.
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas. 8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 20/07/2016
Área do conhecimento: Matemática Aula 14
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 1 aula (50 min.)
3-Conteúdo: Função quadrática
4-Objetivos:
·
Esboçar o gráfico de uma função
quadrática a partir da lei de associação;
·
Determinar a lei de associação com base
no gráfico de associação;
·
Determinar os pontos notáveis da
parábola (intersecções com os eixos coordenados e vértices).
5- Procedimentos:
1º momento: Será dada
uma situação – problema em que as hortas comunitárias são ótimas alternativas
de ocupação para terrenos baldios, espaços muitas vezes utilizados como
depósitos de entulhos. Essas hortas
oferecem alimentos frescos e saudáveis aos moradores locais, além de, em alguns
casos, servirem como fonte de renda. Em certa horta comunitária um canteiro de
verduras retangular será ampliado em uma mesma medida, tanto no comprimento
quanto na largura, como mostra a figura. ( anexo)
2º momento: Será feita
uma representação da área ( f ) desse canteiro após a ampliação em função da
medida x indicada.
f(x) = ( 7+x)(10+x)
f(x) = 70+7x+10x + x2
f(x) = x2+17x+70
3º momento: Dessa
forma, a fórmula será obtida correspondente à lei da função que expressa a área
da região após a ampliação. Será explicado aos alunos que esse é um exemplo de
uma função denominada função quadrática.
4º momento: Será
explicado que se for considerado x = 3, isto é, se o canteiro for ampliado em
3m na largura e no comprimento, podemos calcular sua área a partir dessa
função.
f(3) = 32 +
17.3 + 70 = 9 + 51 + 70 = 130
5º momento: Será
explicado aos alunos que a área do canteiro após a ampliação será de 130m2
6- Atividade:
·
Exercício pagina 176 questões
87,88,89,90,91,92 e 95.
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático.
9-Comentários:
Os alunos acompanharam
a revisão que foi feita antes de iniciar a atividade avaliativa, tirando as
suas dúvidas sobre o conteúdo. Percebi que alguns alunos não corresponderam as
minhas expectativas no que diz respeito ao resultado da avaliação, deixando
questões incompletas e em branco.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio
Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano Turma:
A Turno: Matutino Data: 22/07/2016
Área do conhecimento:
Matemática Aula 15
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2aula (100 min.)
3-Conteúdo: Função, tipos de função
,inversa e composta (Avaliação)
4-Objetivos:
·
Avaliar os conhecimentos adquiridos em
sala de aula.
5- Procedimentos:
1º momento: Será
aplicado uma avaliação com a turma.
6- Atividade:
·
Avaliação: (Anexo)
7- Avaliação:
·
Avaliação
através da participação, interesse, cumprimento e desenvolvimento das
atividades propostas.
8- Recursos:
·
Lápis, borracha, quadro branco, piloto,
livro didático.
9-Comentários:
Os alunos acompanharam
a revisão que foi feita antes de iniciar a atividade avaliativa, tirando as
suas dúvidas sobre o conteúdo. Percebi que alguns alunos não corresponderam as
minhas expectativas no que diz respeito ao resultado da avaliação, deixando
questões incompletas e em branco.
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano
Turma: A Turno: Matutino Data: 27/07/2016
Área do conhecimento: Matemática
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: SEMANA
PARFOR
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
Estagiário: Antônio Carlos Carneiro Barroso
Série: 1º ano
Turma: A Turno: Matutino Data: 29/07/2016
Área do conhecimento: Matemática
Roteiro
de aula: ações realizadas na escola
1-Área do conhecimento: Matemática
2- Duração da aula: 2 aulas (100 min.)
3-Conteúdo: SEMANA
PARFOR
3.4-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Colégio Estadual Dinah Gonçalves Data:
______/______/________
Série: 1 ano Turma: A Turno: Matutino
Prof. Antônio
Carlos Carneiro Barroso Disciplina:
Matemática
Aluno ( a )
____________________________________________________________
TESTE
Unidade II
“É importante a
vontade de aprimorar o conhecimento: Tudo é motivo para aprendizagem e
crescimento. Nunca perca a curiosidade e a vontade de progredir, independente
de sua idade.”
1- Uma
escola oferece quatro opções de curso de idiomas ( inglês, espanhol, alemão e
mandarim) e três opções de cursos profissionalizantes ( porteiro, garçom e segurança). Sendo I o conjunto dos idiomas
e P o conjunto dos cursos profissionalizantes oferecidos pela escola, responda.
a) O
que significa I x P?
b) Quantos
elementos tem I x P?
c) Se uma pessoas escolher aleatoriamente um
curso de idiomas e um profissionalizante, qual a chance de serem escolhidos
“inglês” e “porteiro”?
2- Dados os conjuntos P = { -2, -3, 5, 7 } e T
= { -1, -3, 6, 10, 15}, represente no
plano cartesiano:
a)
P x T
b)
T x P
c)
P x P
3- Dados A = { -2, -1, 0, 1, 2 }, B = { -1, 0,
1, 3, 4} e a correspondência entre A e B dada por Y = X2 , com X € A, Determine:
a)
A
função por um diagrama.
b)
O
domínio ( D ).
c)
O contradomínio
( CD)
d)
O
conjunto Imagem ( IM)
e)
Diga se
é uma função de A em B.
4- Dada a função f: R → R tal que f ( x) = 5 –
x. Calcule:
a)
f ( 0 )
b)
f ( 3 )
c)
f ( -2)
d)
f ( 1
)
2
Sucesso!
Colégio Estadual Dinah
Gonçalves Data: ______/______/________
Série: 1 ano Turma: A Turno: Matutino
Prof. Antônio
Carlos Carneiro Barroso Disciplina:
Matemática
Aluno ( a )
____________________________________________________________
Avaliação
da Unidade II
01- Se f
e g são funções tal que f(x) = 3x -1
e f(g(x)) = x, determine g(x).
02- Sejam os conjuntos
A = {1, -1, 2, -2, 3} e B = { 2, 5, 10} e a função F: A→ B tal que f ( x) = x2
+1.
a)
Construa um diagrama que representa a
função f.
b)
Construa um diagrama que represente a
correspondência f -1.
c)
A correspondência f -1 é
função? Por quê?
03- Determine a função
inversa das seguintes funções bijetivas de IR em IR:
a)
f(x) = x-6
b)
f(x) = 1-2x
c)
f(x) = 3x+4
d)
f(x) = 3x
04- Sejam as funções
f(x) = x2 – 2x + 1 e g( x) = 2x + 1 Calcule:
a)
f(g(1))
b)
g(f(2))
c)
f(f(1))
05 -Em uma fábrica de
roupas, o custo para a produção de camisas é calculado a partir de um valor
fixo de R$ 480,00 mais R$ 30,00 por unidade produzida. Nessa fábrica são
produzidos lotes de, no máximo, 1000 camisas, sendo vendido cada lote com 30%
de lucro sobre o valor de custo.
a)
Escreva uma função:
·
C, que relacione o custo de produção e a
quantidade x de peças produzidas;
·
V, que relacione o valor de venda de um
lote e o custo c da produção.
b)
Qual é o custo para produção de um lote
com 600 camisas? Por quantos reais será vendido esse lote?
c)
Determine a função v(c(x)). O que
representa essa função?
d)
Qual é o valor de venda de um lote com:
·
500 camisas?
·
835 camisas?
Bom trabalho!
Colégio Estadual Dinah
Gonçalves Data: ______/______/________
Série: 1 ano Turma: A Turno: Matutino
Prof. Antônio
Carlos Carneiro Barroso Disciplina:
Matemática
Aluno ( a )
____________________________________________________________
TESTE
Unidade II
1- Em
uma fábrica de peças para automóveis, certa máquina produz 14 peças por hora de
trabalho. Cada uma dessas peças é
vendida às montadoras por R$ 130,00.
a) Escreva
uma função que relaciona a:
·
Quantidade p de peças produzidas e o
tempo x em horas;
·
Quantia v arrecadada e a quantidade
p de peças produzidas.
b) Determine
a função composta ( vop) ( x). O que essa
função relaciona?
c) Calcule
o valor arrecadado com a venda das peças produzidas em 8 horas de trabalho
dessa máquina.
2- Sejam
as funções f(x)= x2 – 2x + 1
e g( x) = 2x + 1. Calcule:
a) f(g(1))
b) g(
f(2))
c) f(f(1))
Bom trabalho!
4-GRÁFICO DE DESEMPENHO
Questão 01(Dos
40, 08 acertaram toda a questão, 12 acertaram apenas a metade e 20 não
acertaram nada.)
Poucos responderam essa questão por se tratar de um
problema que envolve raciocínio lógico dos alunos e por isso, pode ser
considerada uma questão mais trabalhosa.
Questão 02(Dos
40, 13 alunos acertaram toda a questão, 18 acertaram apenas a metade e 09
alunos não acertaram nada.)
Questão 03(Dos
40, 11 alunos acertaram toda a questão, 15 acertaram apenas a metade e 14 não
acertaram nada.)
Questão 04(Dos
40, 10 alunos acertaram toda a questão, 13 acertaram apenas a metade e 17 não
acertaram nada.)
Para
as questões 03 e 04 – Alguns alunos responderam sem dificuldade, mas outros
tiveram dificuldade. Não lembraram como era a resolução e outros nem tentaram,
pois nem deram o trabalho de calcular.
Questão 05(
dos 40, 15 alunos acertaram toda a questão, 20 acertaram apenas a metade e 05
não acertaram nada.)
5- AVALIAÇÕES DA
APRENDIZAGEM
Durante este
período de estágio eu me preocupava com a aprendizagem dos alunos, pois o nível
da turma era considerado regular. Utilizei vários meios principalmente em sala
de aula para facilitar no aprendizado e na avaliação.
Alguns alunos
conseguiam demonstrar aprendizagem e tinham um bom desempenho nas realizações
das atividades e no rendimento. Outros apresentavam dificuldades.
Nas atividades
desenvolvidas e em grupos como as experiências, os alunos compreendiam melhor
os assuntos obtendo bom resultado no processo de aprendizagem.
6-
AUTO
– AVALIAÇÃO
Durante a
realização do Estágio Supervisionado IV pude perceber o quanto a minha didática
melhorou, a forma de avaliar e de me relacionar com os alunos. Com isso,
entendi o quanto é importante que o professor esteja mais próximo dos
educandos, pois facilita o processo de interação e de mediação, proporcionando
assim, a construção do conhecimento.
Embora o sistema de ensino e aprendizagem
esteja passando por um processo de deficiência como a falta de materiais
didáticos, recursos audiovisuais e outras dificuldades enfrentadas na escola,
entendo que isso não inviabiliza completamente a aprendizagem dos alunos e
principalmente o trabalho do professor, pois há maneiras de realizar um
trabalho diferenciado, mesmo contando com poucos recursos didáticos.
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS
O
estágio Supervisionado IV trouxe-me mais experiência como educador e mediador
no processo de construção do conhecimento.
Segundo Freire Paulo (2002, P.25).
Se, na experiência da minha formação, que deve
ser permanente, começo por aceitar que o formador
é o sujeito em relação a quem me considero o objeto, que ele é o sujeito que me
forma e eu, objeto por ele formado, me considero como paciente que
percebe os conhecimentos- conteúdos- acumulados pelo sujeito que sabe e que não
são a mim transferidos.
Apesar
das dificuldades pelas quais a educação vem passando como falta de recursos
didáticos pedagógicos os objetivos do estágio foram alcançados.
Ao
escolher a profissão para lecionar na área de Matemática, tenho como objetivo
não ficar restrito somente aos conteúdos didáticos e sim ajudar na formação de
cidadãos críticos que no futuro próximo transformarão o mundo. Pois é a educação
que conduz as novas descobertas norteadoras para vida em sociedade.
8-ANEXOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário