Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email
accbarroso@hotmail.com
As algas abrangem o grupo de vegetais que possuem o corpo formado por um talo (não apresentam raízes, caule e folhas). As algas são encontradas em água doce ou salgada, solo úmido, troncos e rochas úmidas, com diversas espécies, formas e tamanhos.
O ramo da Biologia que estuda as algas é a Ficologia.
As algas se alimentam através da fotossíntese, por isto são consideradas plantas simples.
Existem algas unicelulares móveis e imóveis, coloniais ou de vida livre, e espécies pluricelulares de vários tamanhos e formas. Podem ser utilizadas como alimento ou fertilizante.
Em determinadas épocas, as algas apresentam grande capacidade de crescimento.
A reprodução nas formas unicelulares é assexuada por bipartição, onde há formação de esporos ou fragmentação.
A reprodução sexuada pode ser realizada por conjugação ou singamia (união dos gametas).
Feofícias
As feofícias são marinhas, sua cor parda é devido à presença de clorofilas a e c associadas a carotenóides. Possuem em grande porte, estrutura interna complexa, tecidos especializados para a condução das substâncias orgânicas produzidas na fotossíntese.
Rodofíceas
O grupo das rodofíceas é composto pelas algas pluricelulares e marinhas. Variam de tamanho e forma, que vão desde microscópicas até 3 m de comprimento. A cor vermelha é devido a presença de pigmento ficoeritrina, pigmentos carotenóides e clorofilas a e d. Na parede celular há celulose e um polissacarídeo chamado carragenina, usado como estabilizante em sorvetes.
As rodofíceas apresentam o ciclo haplonte-diplonte, quanto à reprodução.
www.mundoeducacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário