terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Coração


Professor de Matemática e Ciências Antonio Carlos Carneiro Barroso
Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com
extraído do www.mundoeducacao.com.br

O movimento sistólico e diastólico do coração.

O coração humano é um órgão do sistema circulatório localizado na cavidade torácica, com posição central levemente deslocada para a porção esquerda do peito. É formado por músculo cardíaco estriado (miocárdio), apresentando massa compreendida entre 300 a 400 gramas em pessoas adultas.

Esse órgão possui fisiologia contrátil, coordenado por impulsos miogênicos, ou seja, originários do próprio músculo (nó sinoatrial e o nó atrioventricolar), ou neurogênicos regulados a partir de estímulos nervosos emitidos pelo sistema nervoso autônomo simpático (acelerando as contrações) e parassimpático (desacelerando as contrações), impulsionando cerca de 70ml de sangue, aproximadamente em ciclos que oscilam em torno de 70 a 80 pulsações por minuto.

Internamente, o coração é formado por quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos, sendo o átrio e o ventrículo direito comunicantes pela válvula atrioventricular direita (tricúspide) transportando sangue arterial (circulação sistêmica ou grande circulação) e o átrio e o ventrículo esquerdo interligados pela válvula atrioventricular esquerda (bicúspide ou mitral) transportando sangue venoso (circulação pulmonar ou pequena circulação).

Dessa forma, o sangue é bombeado através do sincronismo dos átrios e ventrículos, realizando simultaneamente períodos de contrações (sístoles) e distendimento (diástole). Em situações normais as contrações são mensuradas devido à incidência do sangue sobre as paredes das artérias em virtude do mecanismo sistólico e diastólico, indicando respectivamente uma pressão arterial da ordem de 120 mmHg por 80 mmHg, padrão normal para um organismo.
www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário