Esse é o blog do Professor de Matemática Carlos Barroso. Trabalho no Colégio Estadual Dinah Gonçalves . Valéria-Salvador-Bahia .Inscreva-se Já no meu canal www.youtube.com/accbarroso1 e receba as videoaulas de Matemática.
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
EXPRESSÕES COM NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS
Lembre-se de que os sinais de associação são eliminados obedecendo à seguinte ordem:
1°) PARÊNTESES ( ) ;
2°) COLCHETES [ ] ;
3°) CHAVES { } .
Exemplos:
1°) exemplo
8 + ( +7 -1 ) - ( -3 + 1 - 5 ) =
8 + 7 - 1 + 3 - 1 + 5 =
23 - 2 = 21
2°) exemplo
10 + [ -3 + 1 - ( -2 + 6 ) ] =
10 + [ -3 + 1 + 2 - 6 ] =
10 - 3 + 1 + 2 - 6 =
13 - 9 =
= 4
3°) exemplo
-17 + { +5 - [ +2 - ( -6 +9 ) ]} =
-17 + { +5 - [ +2 + 6 - 9]} =
-17 + { +5 - 2 - 6 + 9 } =
-17 +5 - 2 - 6 + 9 =
-25 + 14 =
= - 11
EXERCICIOS
a) Calcule o valor das seguintes expressões :
1) 15 -(3-2) + ( 7 -4) = (R: 17)
2) 25 - ( 8 - 5 + 3) - ( 12 - 5 - 8) = (R: 20 )
3) ( 10 -2 ) - 3 + ( 8 + 7 - 5) = (R: 15)
4) ( 9 - 4 + 2 ) - 1 + ( 9 + 5 - 3) = (R: 17)
5) 18 - [ 2 + ( 7 - 3 - 8 ) - 10 ] = (R: 30 )
6) -4 + [ -3 + ( -5 + 9 - 2 )] = (R: -5)
7) -6 - [10 + (-8 -3 ) -1] = (R: -4)
8) -8 - [ -2 - (-12) + 3 ] = (R: -21)
9) 25 - { -2 + [ 6 + ( -4 -1 )]} = (R: 26)
10) 17 - { 5 - 3 + [ 8 - ( -1 - 3 ) + 5 ] } = (R: -2)
11) 3 - { -5 -[8 - 2 + ( -5 + 9 ) ] } = (R: 18)
12) -10 - { -2 + [ + 1 - ( - 3 - 5 ) + 3 ] } = (R: -20)
13) { 2 + [ 1 + ( -15 -15 ) - 2] } = (R: -29)
14) { 30 + [ 10 - 5 + ( -2 -3)] -18 -12} = (R: 0 )
15) 20 + { [ 7 + 5 + ( -9 + 7 ) + 3 ] } = (R: 33)
16) -4 - { 2 + [ - 3 - ( -1 + 7) ] + 2} = (R: 1)
17) 10 - { -2 + [ +1 + ( +7 - 3) - 2] + 6 } = (R: 3 )
18) -{ -2 - [ -3 - (-5) + 1 ]} - 18 = (R: -13)
19) -20 - { -4 -[-8 + ( +12 - 6 - 2 ) + 2 +3 ]} = (R: -15)
20) {[( -50 -10) + 11 + 19 ] + 20 } + 10 = (R: 0 )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ótimo blog.Parabén =)
ResponderExcluirMe ajudou bastante,estava com bastante duvida.
Também me ajudou muito.😃✌🏻🥰
ExcluirSr. Antonio,
ResponderExcluirBoa noite,
Não sei o que está acontecendo com seu blog. Toda vez que tento visualizar qq imagem sai uma bagunça danada. Fica uma confusão só.
As imagens do seu blog aparece pra mim uma encima da outra e não é a primeira vez que isso acontece.
Dê uma verificada.
Bjus.
YOUR WEBSITE IS VERY GOOD. CONGRATULATIONS!
ResponderExcluirEu tô ligado q c tá escrevendo em inglês pra geral pensar q vc é gringo mas uma dica, se é pra pensarem que vc é de outro país, pelo menos muda o nome.
Excluirkkkkk
ExcluirKKKK BOA
Excluirolá estou com grandes dificuldades com o exer. 5
ResponderExcluir18-[2+(7-3-8)-10]=
Excluir=18-[2+(-4)-10]=
=18-[2-4-10]=
=18-[-12]=
=18+12=
=30 (ou +30)
Se não houver sinal, o resultado será considerado como positivo. Os números inteiros positivos podem ter ou não o sinal.
ExcluirMt bom
ResponderExcluirExcelente!!!
ResponderExcluirProf. Antonio
ResponderExcluirBoa tarde
Como resolver o exercício nr. 11 ?
cheguei no resultado de 17 e não 18
3-{-5-[8-2+(-5+9)]}=
Excluir=3-{-5-[8-2+(+4)]}=
=3-{-5-10}=
=3-{-15}=
=3+15=
=18 (ou +18)
ta certo
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir(-28). (27-17)-(28):7+6. (-18+8) ???????
ResponderExcluirAprendi com vc parabéns explicou bem ajudei minha filha
ResponderExcluirNa questão 7 deu -5 e n -4
ResponderExcluirSerá que vc não esqueceu de fazer o jogo do sinal ?
ExcluirSerá que vc não esqueceu de fazer o jogo do sinal?
ResponderExcluirEu fiz
ExcluirPessoal me ajudem pfvr na N15
ResponderExcluirAlguém pode me ajudar com a 8 A 9 a 10 favor
ResponderExcluirAgora me ajude na na 16 17
ResponderExcluir