quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Agnatos


Colégio Estadual Dinah Gonçalves
email accbarroso@hotmail.com        



Lampreia: um vertebrado que não possui vértebra

Todo vertebrado possui vértebra?

A resposta é: NÃO!

Os agnatos (Agnatha) são classificados como vertebrados, embora não possuam vértebras completamente formadas nem maxilas, apresentando boca circular sugadora.

Estes indivíduos, conhecidos também por ciclostomados (Cyclostomata), são representados pelas lampreias e feiticeiras. O corpo destes animais é cilíndrico e alongado, dotado de esqueleto cartilaginoso e sem escamas. Possuem encéfalo simples.

Não há uma quantidade considerável de pesquisadores que estudam estes animais e, devido a este motivo, pouco se sabe sobre estes.

Feiticeiras

As feiticeiras, indivíduos da Classe Myxnini, são marinhas, tendo cerca de 14 espécies como representantes. Carnívoras, se alimentam principalmente de pequenos crustáceos e peixes mais lentos, com auxílio de seis tentáculos, localizados na boca, e pequenos dentes.

Possuem olhos degenerados ou rudimentares, recobertos por pele espessa. A pele, que possui coloração que varia de rosa à púrpura, possui um número abundante de glândulas de muco.

Esses indivíduos são monóicos, com cada indivíduo apresentando um dos sexos de forma funcional. O desenvolvimento é direto, sem estágios larvais. Vivem semi-enterradas no fundo dos mares, em substrato lamacento.

Lampreias

As lampreias, indivíduos da Classe Petromyzontida, são representados por aproximadamente 45 espécies, distribuídas em regiões marítimas e de água doce, de regiões temperadas.

São ectoparasitas de peixes, golfinhos e baleias, alimentando-se de fluidos de seus hospedeiros, com auxílio de dentes córneos e língua com dentículos, também córneos. Sua boca funciona como uma ventosa, para se fixar nos animais que parasita. Estes raramente morrem, mas ficam debilitados e com uma ferida aberta no corpo.

Esses animais possuem olhos grandes e bem desenvolvidos e são dióicos, com fecundação externa. O desenvolvimento é indireto e as larvas, chamadas amocetes, são filtradoras, vivendo enterradas na lama.
www.mundoeducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário